São Paulo, quinta-feira, 8 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bogart leva o sublime ao crime

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Após uma quarta-feira magra, as emissoras botam para fora seu estoque de bons filmes.
A HBO alinhava "Totalmente Selvagem", de Jonathan Demme (às 6h30), "Perseguidor Implacável", de Don Siegel, com Clint Eastwood como o inspetor Harry (8h30), "A Época da Inocência", de Martin Scorsese (10h30).
Às 16h, a mesma HBO tem o digno "Todos os Homens do Presidente", de Alan J. Pakula. Às 22h30, entra com "A Igualdade É Branca", à 0h, com "A Fraternidade É Vermelha", ambos do polonês Kieslowski.
O Telecine não passa vergonha com "Uma Mulher para Dois" (às 15h15). Ali, De Niro é o policial meio simplório que recebe de um gânsgter uma bela garota para passar alguns dias.
Os dois se apaixonam, é claro, mas o que importa é a rede de relações que vai se tecendo ao longo da trama. No mais, a garota em questão é Uma Thurman, que está muito bem, como de hábito.
Com tudo isso, os destaques do dia ficam mesmo por conta da TNT.
Como ignorar "Seu Último Refúgio" (vulgo "High Sierra", às 14h)? Humphrey Bogart ganhou seu primeiro papel principal graças a George Raft, que o recusou. Mas, lógico, estava mais do que na hora de Bogart se tornar protagonista.
O diretor Raoul Walsh sabia disso, aproveitou a ocasião e fez um de seus policiais mais intensos, mais belos e mais trágicos: um momento em que crime e sublime se confundem.
Na direção contrária está "A Loja da Esquina" (TNT, 4h05), de Ernest Lubitsch. Tudo nesta comédia é sutileza, delicadeza, melancolia.
E o título é a calhar. Nada mais temos aí do que a minuciosa descrição da vida em uma pequena loja. E é neste mundo pequeno-burguês, acanhado, que Lubitsch vai buscar uma insuspeitada beleza.
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Brasil "volta à moda" no inverno da nova geração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.