São Paulo, quinta-feira, 8 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fort Worth é ponto de encontro de caubóis

MÁRCIA DE CHIARA
DA ENVIADA ESPECIAL AO TEXAS

Uma frase resume o que o turista encontra em Fort Worth: foi lá que o Velho Oeste nasceu.
Localizada no norte do Texas, às margens do rio Trinity, Fort Worth foi fundada 1849.
O seu nome faz alusão a um forte chamado Worth (sobrenome de um general), construído na região para proteger os colonizadores dos ataques indígenas.
No século passado, a "Cowtown" (cidade das vacas), como também é conhecida, era a última parada na trilha de Chisholm dos vaqueiros, antes do Kansas.
Eles traziam bois da raça longhorn -com chifres longos, de até 3,5 metros de distância entre as duas extremidades- do sul em direção à Costa Leste dos EUA.
Os dois principais pólos da cidade são Stockyards, onde eram feitos os negócios com o gado, e o Sundance Square, local frequentado pelos fora-da-lei, como Sundance Kid e Butch Cassidy.
Hoje, a região de Sundance Square é o centro da cidade, que tem cerca de 500 mil habitantes. No Sundance Square estão os hotéis, casas noturnas e os teatros.
Apesar do estilo country, onde se pode trombar com caubóis no lobby dos hotéis ou exibindo suas camionetes na época da The Southwestern Exposition -a mais antiga feira de gado dos EUA-, Fort Worth tem uma faceta cultural e comercial que não perde para a de cidades maiores.
O seu Distrito Cultural, com quatro museus e um planetário, é o terceiro maior dos EUA. Só fica atrás de Washington e Nova York.
E a cidade faz questão de manter sua veia turística. Ainda neste ano será inaugurado um complexo de cinema com nove salas em Sundance Square. No mesmo local, será concluído em 1998 um teatro orçado em US$ 60 milhões.
No final de 1996, entra em funcionamento o autódromo para corridas de fórmula Indy e Stockcars, localizado no norte da cidade, com capacidade para 160 mil pessoas.
A maior parte dos novos empreendimentos são da família Bass, uma espécie de "mecenas" da cidade.

Texto Anterior: TEXAS
Próximo Texto: BASS ; BASS 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.