São Paulo, sexta-feira, 9 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Habitat terá sede regional no Rio

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida na noite de anteontem para sediar o escritório regional do Habitat na América Latina e Caribe. Haverá ainda uma filial na Ásia. A sede mundial do Habitat fica hoje em Nairobi, no Quênia.
O Habitat foi criado em 1978 para coordenar os esforços da ONU em resolver o problema da falta de moradias no mundo.
Dois outros países (Colômbia e Chile) haviam se candidatado para sediar o escritório regional do Habitat, mas a proposta do Rio foi considerada mais atraente.
O prefeito do Rio, César Maia, que chegou ontem a Nova York, disse que a escolha "é muito importante", pois será a primeira agência da ONU no Brasil.
A Folha apurou que o Rio pode se tornar sede mundial do Habitat, desde que a experiência como base regional funcione. Isso porque Nairobi é considerada "fora de mão" por diplomatas da ONU.
A proposta carioca foi apresentada em conjunto pela Prefeitura do Rio e pelo governo federal. O escritório deverá começar a funcionar em agosto de 1996.
Mesmo que a sede do Habitat não saia de Nairobi, o Rio vai virar um centro de debates e simpósios sobre os problemas que afligem as populações urbanas do Caribe e América Latina. "A escolha vai contribuir para internacionalizar a cidade", disse Maia.
(DF)

Texto Anterior: Projeto restaura a capital de Chipre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.