São Paulo, sexta-feira, 9 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Miami termina com poucas revelações

'Carried Away', de Bruno Barreto, foi bem recebido

EDIANA BALLERONI
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE MIAMI

Em sua primeira semana, o Festival de Cinema de Miami, que termina neste domingo, trouxe poucas revelações. Muitos dos filmes que estão fazendo sua estréia no mercado americano são ganhadores de prêmios em outros festivais. Entre as boas surpresas está o filme dirigido pelo brasileiro Bruno Barreto.
O filme de Barreto, "Carried Away", conta a história de um fazendeiro e professor do interior dos EUA. É estrelado por Dennis Hopper e Emy Irving e teve boa recepção do público e crítica.
Ao lado dele está "Mecânica Celeste", dirigido pelo venezuelano Fina Torres. O filme conta a história de Ana (Ariadna Gil), que larga seu noivo em um altar em Caracas, corre para casa para apanhar um pôster de Maria Callas e voa para Paris para perseguir o seu sonho de ser cantora de ópera.
No filme de estréia -a comédia "Two Much"- não há nada que lembre ser ela dirigida pelo ganhador do Oscar Fernando Trueba ("Sedução", melhor filme estrangeiro em 1994).
Os atores principais -Antonio Banderas, Melanie Griffith, Daryl Hannah, Danny Aiello e Joan Cusack- interpretam seus papéis de maneira caricatural.
Sábado passado foi exibido o último filme do diretor Kenneth Branagh, "A Midwinter's Tale". Filmado em preto-e-branco, com um modesto orçamento, o filme está sendo anunciado como a volta de Branagh às suas raízes teatrais.
O filme conta a história de um ator que resolve montar/encenar "Hamlet" em uma pequena cidade da Inglaterra na época do Natal. Sem dinheiro, ele acaba reunindo uma trupe de atores com experiências variadas, cujo único ponto em comum é serem todos mal-sucedidos na profissão e na vida.
No decorrer dos ensaios todos vão se "descobrindo", aprendem a enxergar suas limitações, a se relacionar cooperativamente, a exercitar o altruismo. O filme acaba resvalando na pieguice. O roteiro (escrito por Branagh) está recheado de piadas que deverão perder muito na tradução para o português -e das quais os americanos riram pouco.
Até domingo ainda serão apresentados vários novos filmes. Entre os mais aguardados estão "Lumiere and Company", "Azucar Amarga" e "Justino: Un Asesino de La Tercera Edad".
Em "Lumiere and Company", 40 diretores (Win Wenders, Spike Lee, David Lynch, Zhang Yimou, Costa-Gravas, Claude Lelouch, Lasse Hallstrom etc.) receberam um cinematógrado -igual a inventado pelos irmãos Lumiere- e cada um filmou 52 segundos de filme. O resultado é uma homenagem ao centenário do cinema que está sendo aguardada com grande expectativa.
"Azucar Amarga" baseia-se em fatos reais. Conta a história de um jovem defensor da Revolução Cubana que se desencanta com os rumos que ela toma.
O filme "Justino..." foi dirigido pelo grupo La Cuadrilla -uma versão espanhola do britânico Monty Python. Conta a história de um ajudante de toureiro aposentado que mata o filho e a nora quando está sendo humilhado por ambos -e a partir daí inicia uma carreira de serial-killer.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: MIS e Centro Cultural exibem curtas paulistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.