São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tápias queria presidir o Bradesco

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O vice-presidente demissionário do Conselho de Administração do Bradesco, Alcides Lopes Tápias, deixa o cargo em março próximo com uma única frustração profissional -não ter ocupado a presidência do maior grupo financeiro privado da América Latina.
"É claro que considerei ser presidente, tanto é que vim até onde estou. Mas percebi que, dentro do estilo do banco, minha tarefa estava concluída", disse Tápias à Folha um dia após divulgar seu pedido de demissão.
Número dois na hierarquia do Bradesco, atrás de Lázaro de Mello Brandão, Tápias deveria ter assumido a presidência do Bradesco no ano passado, após um mandato de três anos à frente da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos).
Acordo nesse sentido fôra firmado em 1991, quando o executivo aceitou representar o setor junto ao governo e à sociedade, segundo um colega de Tápias na diretoria do Bradesco.
O problema é que, quando voltou à Cidade de Deus, sede do banco em Osasco (SP), Tápias foi reconduzido à vice-presidência do Bradesco, o que teria motivado sua demissão.
Este ano, dois dias após ser informado por Brandão que seria indicado para o sétimo mandato na diretoria, ainda no cargo de vice-presidente, Tápias recusou-se a permanecer no banco após o mês de março, quando ocorre a assembléia de acionistas.
Tápias nega a existência do acordo e também a vinculação da lentidão no processo sucessório à sua demissão. Nega, também, ter brigado com outros diretores do banco. Mas admite que começou a pensar em sair do Bradesco há um ano e meio, pouco antes de voltar.
"Tudo o que eu quero é mudar de vida", afirmou.
Ele diz que vai continuar trabalhando, pois tem apenas 53 anos. Mas quer dedicar mais tempo à sua família, o que não faz há 39 anos, desde que entrou no banco.
"Recebi alguns convites de trabalho desde que pedi demissão, mas só vou pensar no assunto após deixar o Bradesco", afirmou.

Texto Anterior: Preços dos supermercados caem no início de fevereiro
Próximo Texto: Selo 'verde' deve ditar negócios entre empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.