São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Explosão em ato separatista mata três na Tchetchênia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma explosão matou três pessoas e feriu sete ontem durante um ato pró-independência da Tchetchênia em Grozni, a capital da República Autônoma separatista, no sudoeste da Rússia. Segundo uma testemunha, foram três explosões consecutivas.
O governo atribuiu o atentado a uma "provocação para agitar a histeria anti-Rússia e antigoverno". Membros do governo suspeitam que um separatista com uma granada tenha causado a explosão.
Desde domingo, partidários do líder separatista Djokhar Dudaiev fazem manifestações em frente às ruínas do palácio presidencial, destruído por ataques russos. Desde dezembro de 1994, a Tchetchênia está sob intervenção militar.
Na manhã de ontem, havia 2.000 pessoas na manifestação, que irritou o governo russo. Durante a noite, segundo as autoridades, eram 250 pessoas. Até a noite (tarde no Brasil) não se sabia se as vítimas do atentado eram manifestantes, policiais ou transeuntes.
Algumas testemunhas disseram que policiais atiraram em um rapaz que tentava chegar ao local da manifestação; a agência de notícias russas "Itar-Tass" disse que ele atacou um policial a faca.

Texto Anterior: EUA evitam contestar ações pró-soropositivos
Próximo Texto: Espanha decide rever acordo de cooperação com a Bélgica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.