São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro de anônimo sobre Clinton vira filme

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O autor anônimo de "Primary Colors" (Cores Primárias), que conta em forma de romance com personagens fictícios bastidores da campanha presidencial de Bill Clinton, vendeu os direitos do livro para o cinema.
Quem comprou por US$ 1 milhão foi o cineasta Mike Nichols, vencedor do Oscar de melhor diretor de 1967 pelo filme "A Primeira Noite de um Homem" ("The Graduate"), com Dustin Hoffman, Anne Bancroft e Katharine Ross.
"Primary Colors", publicado pela prestigiosa editora Random House, vendeu 550 mil cópias em um mês. Tentar descobrir a identidade de seu autor é um dos passatempos prediletos da elite política de Washington.
A lista de "suspeitos" inclui 36 nomes, segundo o jornal "The Washington Post", que os listou na semana passada. A maioria, jornalistas políticos e assessores ou ex-assessores de Clinton.
Segundo a Random House, só duas pessoas conhecem a identidade de Anônimo: a agente literária Kathy Robbins e um advogado, também não identificado.
Seja quem for, Anônimo está ficando rico. Na semana passada, a Warner Books lhe pagou US$ 1,5 milhão para publicar o livro em "paperback" (capa mole). A Random só tem os direitos para as edições em capa dura.
Não foram revelados detalhes sobre as conversações entre Nichols e Anônimo. Segundo o assessor de imprensa do cineasta, ele ainda não pensou em nomes para o elenco nem para a preparação do enredo.
Nichols, 64, já fez um filme sobre fofocas de Washington: "A Difícil Arte de Amar" ("Heartburn", 1986), com Jack Nicholson e Meryl Streep, baseada no romance de Nora Ephron sobre sua relação amorosa com o jornalista Carl Bernstein, um dos dois heróis da cobertura do caso Watergate.
A data para o início das filmagens também ainda não foi definida, mas assessores de Nichols dizem que ele tem agenda lotada até o fim deste ano.

Texto Anterior: Atentado fere cem em Londres
Próximo Texto: Festa reúne "autores"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.