São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pais podem participar da adaptação às aulas

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os pais podem participar ativamente do processo de adaptação das crianças ao início da vida escolar. Nos primeiros dias de aula, o pai ou a mãe entra na escola e permanece próximo à criança até que ela se sinta segura.
Esse procedimento diminui a sensação de medo e ansiedade, principalmente nas crianças pequenas. Aos poucos, elas desviam o foco de atenção dos pais para o ambiente, para a professora ou para os colegas de classe.
A atitude de levar a criança pela primeira vez para a escola pode gerar preocupação, insegurança e culpa nos pais.
Essas emoções acabam sendo captadas pelas crianças, que ficam ainda mais ansiosas.
Por isso, é fundamental que os pais confiem na escola e se sintam seguros em deixar seus filhos aos cuidados das professoras.
Algumas escolas de São Paulo funcionam com esquemas especiais de recepção para as crianças pequenas neste período do ano.
O Pueri Domus vai ter duas semanas de adaptação.
O horário é mais flexível e o tempo de permanência na escola vai aumentado gradualmente ao longo da semana.
Elisa Pereira, diretora pedagógica de educação infantil do Pueri Domus, diz que os professores e a coordenação procuram tornar a primeira semana mais atrativa para as crianças.
Elas não são forçadas a participar de nenhuma atividade e podem trazer seus próprios brinquedos de casa. O tempo de adaptação de cada criança é respeitado. Segundo Elisa, o choro e as crises de ansiedade são raros depois dessas duas semanas iniciais de adaptação.
(JB)

Texto Anterior: 'Tinha medo de matérias novas'
Próximo Texto: Médico quer ser presidente da Rússia; A FRASE; O NÚMERO; Pesquisa muda uso combinado de droga; Nova especialidade pode evitar cirurgias; Bioética é tema de reunião em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.