São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elevador hidráulico provoca danos no Tempra

DA REPORTAGEM LOCAL

Proprietários de veículos Tempra (Fiat) devem tomar cuidado redobrado com elevadores hidráulicos (utilizados em postos de combustível), aqueles que levantam o veículo pela parte de baixo da carroceria. Também nunca devem usar o macaco na traseira do carro.
A barra estabilizadora da linha Tempra -ligação entre as rodas traseiras, que evita torções na carroceria (em curvas acentuadas, por exemplo)- é mais saliente do que o nível da carroceria, ficando mais próxima ao chão.
"Eu não conhecia esse detalhe e levantei meu carro com um elevador hidráulico. Danifiquei a barra estabilizadora e gastei cerca de R$ 200 no reparo", disse o mecânico Luiz Yoshimura, proprietário de um Tempra.
Há um adesivo colorido, colado na carroceria (abaixo do porta-malas), que informa ao motorista que o carro não deve ser elevado por aquele local. "O manual do proprietário também traz essa informação", diz Yoshimura.
Deformações na barra estabilizadora provocam perda de estabilidade -o motorista vai ter dificuldade para fazer curvas.
Além da perda de estabilidade, o carro ficará desalinhado (ao soltar a direção, o carro vai "jogar" para um dos lados).
Segundo Roberto Miranda, chefe da oficina da revenda Fiat Mirafiori, o motorista deve colocar dois pedaços de madeira para calçar por baixo o carro, ao usar elevadores hidráulicos.
"É a melhor maneira de evitar problemas nas hastes da suspensão. Sempre é bom recomendar maior cuidado ao elevar o carro", afirma Miranda.

Texto Anterior: VW Gol mantém primeiro lugar em vendas no mercado interno
Próximo Texto: Bravo e Brava fazem sucesso na Europa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.