São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vulcão Pinatubo destruiu corais, afirma pesquisa

Erupção nas Filipinas teve consequência no mar Vermelho

DA REDAÇÃO

A erupção do vulcão Pinatubo, nas Filipinas, em junho de 1992, foi responsável pelo rigoroso inverno no Oriente Médio entre 1991 e 1992, pois partículas suspensas na atmosfera bloquearam a luz solar.
Mas o vulcão também causou a destruição de corais no fundo do golfo de Ácaba (mar Vermelho), diz estudo israelense publicado na revista "Nature".
Segundo pesquisadores do Laboratório de Biologia Marinha H. Steinitz, em Eilat (Israel), o resfriamento causado pelo inverno rigoroso alterou o ciclo de trocas entre as águas da superfície e do fundo do mar.
As duas massas de água se misturaram a uma profundidade maior que a normal (a mais de 850 metros da superfície), afirma a equipe de Amatzia Genin.
Em consequência, os elementos nutritivos da água migraram para a superfície, gerando proliferação de algas e fitoplâncton.
Um tipo de alga verde do gênero Enteromorpha recobriu com uma camada espessa grande parte dos recifes de coral, praticamente "sufocando-os".
Segundo os cientistas, as condições criadas nas águas pelas algas certamente contribuíram para a morte dos corais.

Texto Anterior: Cientista quer adiar corte em gás carbônico
Próximo Texto: Brisa e luz fraca podem influenciar o relógio interno, dizem cientistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.