São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trilha sonora de "Clueless" traz seleção de grupos antipatricinhas

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Qualquer patricinha típica sairia correndo ao ouvir a batida enfurecida e o ruído das guitarras dos Beastie Boys ou o punk rock dos Smoking Popes. Mas a verdade é que a trilha sonora de "As Patricinhas de Beverly Hills" ("Clueless"), ao contrário do próprio filme, é uma boa surpresa.
O disco é lançamento da gravadora EMI e traz 14 faixas de algumas bandas representativas do cenário pop dos anos 90.
Os badaladíssimos garotos do Supergrass, que estiveram no Brasil durante o Hollywood Rock em janeiro, aparecem com a inevitável "Alright" -hit que fez a banda cair nos braços do sucesso.
Já os intrépidos seguidores de Bob Dylan do Counting Crows participam de uma forma não tão alegre. Trazem a sua dramática "The Ghost in You", que derrama a voz angustiada do vocalista sobre acordes enérgicos do violão, na melhor tradição "unplugged".
Também acústica é a versão de "Fake Plastic Trees", do Radiohead, uma das melhores e não tão badaladas bandas dos anos 90. O vocalista Thom Yorke mostra porque é uma das referências de Michael Stipe (do R.E.M.), mostrando personalidade na sua interpretação dolorida.
Um toque de nostalgia vem com a faixa "All the Young Dudes", com o World Party revivendo o épico da desilusão de David Bowie. A música escrita por ele satirizava a euforia revolucionária dos anos 60.
Os Smoking Popes ainda não estouraram no Brasil, mas neste disco dá para sentir um pouco do som da banda. Em "Need You Around", faixa com levada punk e melodia simples, os vocais lembram o de Sid Vicious na antológica regravação que os Pistols fizeram de "My Way", de Frank Sinatra.
O disco traz a oportunidade de ouvir Coolio, uma coqueluche ainda desconhecida por aqui e que está no topo das paradas norte-americanas. Ele mistura rap, funk e hip hop num caldeirão rítmico bastante dançante.
Mas o disco traz também algumas bobagens, como "Kids in America", dos Muffs, com uma melodia bobinha que desperdiça as boas guitarras do conjunto. Na mesma linha está o pop fácil dos Lightning Seeds, que não deixa de ser melodioso e "pra cima", talvez bem ao gosto das patricinhas.

Disco: Clueless
Lançamento: EMI
Preço: R$ 20 (o CD, em média)

Texto Anterior: Guitarra fica mais pesada
Próximo Texto: Música dos anos 80 invade noite paulistana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.