São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saga de personagem dura 400 anos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Fantasma é um dos heróis mais misteriosos dos quadrinhos. Surgiu para combater o crime há quatrocentos anos, quando o navio em que estava o jovem Kit Walker foi atacado. Ele jurou combater o crime e criou uma linhagem que passa de pai para filho.
O Fantasma que todos conhecem é o 21º. Quem lê o gibi pôde acompanhar toda a história, desde a infância do herói, e até seu casamento, em 1978, com Diana Palmer. O casal teve gêmeos.
O Fantasma é publicado no Brasil desde 1939. Surgiu na revista "O Globo Juvenil" e ganhou revista própria em 1953. Praticamente tudo o que é importante sobre a vida do Fantasma foi publicado por aqui.
O Brasil é o único lugar em que o herói usa uniforme vermelho. Isso porque as gráficas da época não conseguiam imprimir o roxo original. O herói é publicado atualmente pela editora Saber.
Edson Sespede, 58, é o maior fã brasileiro do personagem e organiza a exposição na Gibiteca. Começou a ler o Fantasma quando aprendeu a ler e não parou mais.
Também mantém contato com fãs do mundo todo. "Daddy" Edson é um admirador antigo do Fantasma, mas não vê problema nas novas produções. "Gosto muito do desenho e também dos gibis lançados pela Marvel. Faz do Fantasma um personagem atual", diz.

Texto Anterior: Fantasma faz 60 anos e chega ao cinema
Próximo Texto: CARTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.