São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Tapetes voam baixo com auxílio do micro

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Tapetes persas fabricados por computador. O que pode parecer uma heresia para os conhecedores de tapetes está virando realidade.
A Inylbra, fabricante de tapetes e carpetes de Diadema (Grande São Paulo), trouxe da Alemanha equipamentos para a produção de tapetes e carpetes estampados controlada por computador.
Com o sistema, é possível reproduzir qualquer imagem em um tapete ou carpete. As aplicações são várias: versões "populares" de tapetes persas, carpetes com o logotipo de empresas ou hotéis.
"Se o cliente quiser, posso fazer um tapete com o rosto dele impresso", diz Roberto di Fonzo, diretor de vendas da empresa.
A fábrica da Inylbra custou cerca de US$ 15 milhões, incluindo máquinas industriais, computadores e programas especiais que controlam o sistema, desenvolvido pela empresa alemã CSS.
O processo tradicional de fabricação de tapetes (conhecido como jacquard) utiliza vários fios coloridos entremeados em uma tela de acordo com o desenho.
Na Inylbra, o tapete é confeccionado com um fio contínuo branco e tem seu desenho estampado em um sistema semelhante a uma gigantesca impressora jato de tinta.
O processo começa com a escolha de uma imagem, que é digitalizada e trabalhada no software que gerencia o sistema.
O programa reduz o número de cores do desenho de acordo com as tintas utilizadas no processo de estamparia e envia a imagem para um teste, produzindo uma amostra com um quarto do tamanho do tapete normal. Aprovada a amostra, a imagem é transmitida para o equipamento que estampa os tapetes em larga escala.
Segundo di Fonzo, enquanto no processo jacquard a empresa tinha capacidade de produzir 16 mil metros de tapetes por mês, com a informatização, seu volume máximo pode chegar a 400 mil metros.
"O novo processo permite que nossos tapetes cheguem ao consumidor por um preço de 15% a 25% mais barato."
Quanto à qualidade dos tapetes, di Fonzo afirma que eles têm diferenças em relação aos produzidos pelo método tradicional. "Eles são menos encorpados, mas têm uma fidelidade de cores em relação ao projeto original que era impossível de ser obtida anteriormente."

ONDE SABER MAIS
INYLBRA: tel. (011) 745-1455

Próximo Texto: Compushop dá mesa na compra de micro; Curso ensina a utilizar câmeras digitais; Plug & Use dá desconto em hardware e software; Corel faz concurso nacional de ilustração; Target One mostra diferenças do "Win95"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.