São Paulo, terça-feira, 13 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fipe diz que mensalidade superou em 94% inflação média de 6 anos

DA REDAÇÃO E DA REPORTAGEM LOCAL

As escolas particulares têm praticado reajustes acima da inflação há pelo menos seis anos. Segundo dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), de janeiro de 1990 a dezembro de 1995, os reajustes das mensalidades escolares superaram em 94% a inflação média do período.
Se a comparação incluir janeiro de 96, essa diferença sobe para 121%. Mesmo que a pressão do item educação seja nula nos próximos meses, e a inflação média fique em 15% neste ano, a diferença seria de 96% no período 1990/96.
Na primeira quadrissemana de fevereiro, o setor liderou os aumentos, já que os reajustes se concentram neste período.
Enquanto a inflação ficou em 1,16%, os custos com educação mostraram reajuste acumulado de 12,46% no período de 30 dias até 7 de fevereiro.
As maiores pressões continuam vindo das matrículas e mensalidades, que ficaram 14,4% mais caras. No mesmo período, o preço do material escolar subiu 3,38%, e o do livro didático, 10,07%.
A Fipe divulgou na semana passada que, nos últimos 12 meses até janeiro, os custos com educação acumularam aumento de 73%, para uma inflação de 24,41%. O cálculo é contestado pelos sindicatos do setor, que argumentam que esta taxa incorpora aumentos relativos a dois anos, causados por mudanças determinadas pelo próprio governo.
Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços da fundação, concorda que as medidas do governo influíram no índice de 73%. Tomando-se um período mais longo, entretanto, os gastos com educação superam a inflação média.
Devido ao aumento das mensalidades, as escolas do Grupo -associação que reúne 57 instituições de ensino particular de São Paulo- perderam em média 19% de seus alunos de 1991 a 96.
O dado foi apresentado ontem, pelo presidente do Grupo, Sylvio Gomide, 43, como uma das razões que levaram as mensalidades a superar a inflação nos últimos anos. "Mas os serviços aumentaram muito no período". Ele disse que não poderia avaliar ontem se os dados correspondem à realidade.
Para Gomide, segundo levantamento feito pelo sindicato, de março de 94 a dezembro de 95, as mensalidades aumentaram 10% acima da inflação.
O Sieeesp (o maior sindicato de escolas particulares do Estado) não quis se manifestar ontem.

Texto Anterior: Sambódromo é aberto em SP; obra no Rio deve acabar amanhã
Próximo Texto: Sobe abstenção na segunda fase da Unicamp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.