São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Jogo duplo; Estratégia Garrincha; Descompasso; Regra nova; Fora de hora; Efeito retardado; Britânico; História oficial; Bom exemplo; Caminho do gás; Rota de colisão; Mais realista; Desobediência civil; Rainha do Carnaval; Dez a zero; Aposta errada; Visita à Folha

Jogo duplo
Foi FHC quem deu o sinal decisivo para que a extinção do IPC (Instituto de Previdência dos Congressistas) ficasse fora do relatório de Euler Ribeiro. Em conversa com Euler, FHC disse que não era hora para discutir a proposta.

Estratégia Garrincha
Ao jogar para 97 a votação da emenda da reeleição, seus partidários contam com dois benefícios imediatos. Afastam a influência de Sarney, que não presidirá mais o Senado, e passam a contar com o apoio dos prefeitos récem-eleitos.

Descompasso
Na reunião de anteontem, o PFL decidiu apoiar projeto de Roberto Campos (PPB), que não impõe limite à participação de capital estrangeiro no setor de Telecomunicações. Serjão quer limitar a 49% das ações com direito a voto.

Regra nova
O pedido de FHC para liberação mensal das verbas do Orçamento muda muito a vida do Tesouro (Fazenda) e pouco a do Planejamento. Serra continua com previsão trimestral. A Fazenda agora tem que liberar sem choro.

Fora de hora
Perguntado sobre a razão para não publicar o já escrito primeiro volume de suas memórias, batizadas de "Testamento para Roseana", José Sarney responde: "Ainda tem muita gente viva".

Efeito retardado
Sem alarde, o ministro da Justiça, Nelson Jobim, afastou o delegado Moacir Favetti, o segundo na hierarquia da Polícia Federal. Favetti é o responsável por uma bomba chamada Mirândola.

Britânico
Se depender do líder Luiz Carlos Santos, o ministro Bresser Pereira (Administração) chama logo a CUT para uma conversa. "O Vicentinho está com a cabeça ótima, até pediu chá na reunião com os líderes da Câmara", diz.

História oficial
O Ministério da Justiça está convencido que a indenização da família de José Ivanildo Sampaio de Souza, que morreu sob tortura na PF de Fortaleza, em outubro, cria jurisprudência para outras vítimas da violência do Estado.

Bom exemplo
A indenização pela morte de José Ivanildo é mais que uma reparação financeira à sua família. É um recado de FHC aos governos estaduais para evitar que seus agentes policiais se excedam no tratamento de prisioneiros.

Caminho do gás
A Enron, empresa americana que participa da venda de gás boliviano ao Brasil, negocia com o governo potiguar a exploração do gás local. Protocolo de intenções será assinado no final de março, com a presença de FHC.

Rota de colisão
Itamar telefonou ontem para FHC a fim de dizer que não sabe de "segredos" do Sivam. De Washington, soltou nota: "O que existe é ata secreta do Conselho de Defesa. Por diretriz, as reuniões do conselho são sigilosas".

Mais realista
Maior empresário do país, Antonio Ermírio de Moraes tem dúvidas sobre a eficácia da proposta da Força Sindical sobre contratos de trabalho sem carteira assinada. "Entra em choque com a CLT".

Desobediência civil
Ministro do TST, Almir Pazzianotto acha perigoso FHC apoiar o acordo da Fiesp e metalúrgicos de São Paulo. "Abre caminho para um acordo do sindicato patronal dizendo que não recolhe o Imposto de Renda, por exemplo", diz.

Rainha do Carnaval
A modelo Lilian Ramos procura alguém para dividir com ela um camarote no sambódromo do Rio. Ela já ligou para alguns políticos amigos em Brasília. Até agora, ninguém se dispôs a ciceroneá-la.

Dez a zero
Discretamente, o governo baiano planta versão de que deu goleada no Rio com o episódio Michael Jackson. Não se envolveu na polêmica, teve imagens positivas do Pelourinho e o cantor gravou no Rio vestindo camisa do Olodum.

Aposta errada
A eleição de Pedrinho Abrão (GO) para líder do PTB na Câmara é uma derrota de José Eduardo Andrade Vieira. O ministro da Agricultura fez campanha para Roberto Jefferson (RJ).

Visita à Folha
O reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Arthur Roquete de Macedo, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do assessor de comunicação e imprensa, José Roberto Ferreira.

TIROTEIO
Do deputado Prisco Viana (PPB-BA), sobre como a base governista tem conduzido as votações a respeito das reformas no Congresso:
- As lideranças da maioria precisam entender que é possível servir o governo sem atropelar a instituição. O governo é passageiro, mesmo com reeleição.

Próximo Texto: Festa junina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.