São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa rejeita dividir arbitragem

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

A Fifa não pretende colocar mais um juiz em campo. O árbitro único deve continuar, mas pode ganhar mais quatro olhos e mais dinheiro.
Segundo a entidade que dirige o futebol mundial, está sendo estudada e pode ser decidida este ano a implantação da comunicação por rádio entre bandeirinhas e árbitro. Este poderia ser avisado do que se passa de irregular fora de seu campo de visão, mas continuaria a ser o dono do apito.
O sistema apenas tornaria mais eficiente a função do bandeirinha: a de auxiliara do árbitro. Foi testado no ano passado na Suíça.
A experiência chegou a ser autorizada pela Fifa, porém a entidade decidiu não implementá-la.
A Fifa também discute a profissionalização total do árbitro. A entidade prefere elevar a remuneração, para que os juízes possam se preparar melhor.
Juízes europeus se opõem à profissionalização com dedicação exclusiva. Acham que cresceria a cobrança de infalibilidade e a pressão psicológica sobre o juiz.

Texto Anterior: Corinthians vence jogo de 2 juízes em campo
Próximo Texto: Basquete do Brasil escapa dos anfitriões na Olimpíada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.