São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Vagas em metalúrgica atraem 1.500 em 1 dia

Perda de direitos não é levada em conta

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os cerca de 1.500 trabalhadores que apareceram ontem na porta da Aliança Metalúrgica, no Jaçanã (zona norte de São Paulo), não estavam preocupados com a inconstitucionalidade do acordo ou com a diminuição de seus encargos sociais.
Poucos sabiam da convenção coletiva assinada anteontem entre os sindicatos de trabalhadores e patronal; porém, das mais diversas formas, souberam que a metalúrgica contrataria 85 pessoas e foram à empresa tentar a sorte.
"A situação está difícil. Não tenho emprego há dois anos e, se a empresa quer contratar, não importa esse tal de acordo", disse João Batista dos Santos, 30, que chegou à porta da Aliança às 2h e, às 12h, soube que não seria aproveitado.
Carlos Alberto Pinto, 25, chegou a empresa às 7h. Às 11h30, já tinha roído todas as unhas. "Estou desempregado há mais de um ano e minha mulher espera um filho para maio. Preciso arranjar alguma coisa."
Para ele, pouco importa a inconstitucionalidade do acordo. "Um ministro já disse na televisão: é melhor uma goteira pingando do que uma seca."
Apesar de o contrato não prever assinatura de carteira de trabalho, foi esse o documento exigido pela empresa na seleção.
Maria Goreti dos Ramos, responsável pela seleção, disse que a Aliança pegou 850 carteiras até às 10h e selecionou 108 pessoas. A fila de candidatos começou a se formar às 22 horas de anteontem.

Próximo Texto: Depois do Carnaval; Vez do tertius; Mantendo um pé; Em casa; No inverno; Voltagem real; Recurso insuficiente; No vizinho; Mais demissões; Fiesta na rua; Proposta hispânica; Há monopólio; Outros valores; Causas externas; Projeção no papel; Papel brasileiro; Ritmos diferentes; Fora dos pregões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.