São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viajante virtual ganha aliado de peso

DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

O crescimento da Internet está levando à formação de novas empresas que utilizam a maior rede de computadores do mundo como plataforma para seus negócios.
No ramo turístico, a Middlegate desenvolve programas conhecidos como agentes inteligentes -ou ferramentas de uso dos recursos da Internet- para a confecção de planos de viagens e a reserva de vôos, hotéis e carros.
O novo programa também seria capaz de adaptar os planos de viagem às preferências pessoais dos viajantes arquivadas num banco de dados do próprio sistema.
Como demonstração de seu interesse, a empresa contratou para dirigi-la John L. Williams Jr., que era responsável pela American Express Consumer Travel Network, a maior agência dos EUA.
A Middlegate foi formada pela associação de três gigantes do vale do Silício (Accel Partners, New Enterprise Associates e Hummer Winblad Venture Partners), a Intel e a News Corp., do magnata das comunicações Rupert Murdoch. Nenhuma das envolvidas revelou detalhes financeiros da operação.
"Consumidores estão tentando obter maior controle sobre as suas transações", diz Williams. "Eles também querem informações sobre viagens na ponta dos dedos."
O grande custo das formas tradicionais de reservas de viagens torna-as vulneráveis à competição por sistemas de baixo custo.
A possibilidade dessa oferta permitirá ao sistema da Middlegate entrar rapidamente no veio principal do negócio turístico norte-americano, estimado em US$ 100 bilhões. "Há uma grande oportunidade de reduzir esses custos."
A Middlegate, com sede em Nova York, também contratou o tecnólogo Peter Miller para finalizar o sistema, que terá o nome- código Marilyn.

LEIA MAIS
sobre o turismo pela Internet à pág. 6-16

Texto Anterior: Planos incluem Recife e Manaus
Próximo Texto: Difícil é perceber preferências
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.