São Paulo, sexta-feira, 16 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulistano desiste do litoral no Carnaval

DA REPORTAGEM LOCAL; DA FOLHA VALE

Com medo de ficar preso na estrada, turista prefere ficar em casa; DER prevê redução de 50% no movimento
Com medo de ficar preso nas estradas por causa da chuva, o paulistano está desistindo de viajar. O DER prevê redução de 50% no movimento em direção ao litoral norte de São Paulo. O cálculo inicial era de que 120 mil veículos iriam para aquela região pelas estradas estaduais.
Se a chuva continuar, o DER (Departamento de Estradas e Rodagens) também trabalha com a hipótese de que cerca de 10% dos 1,3 milhão de veículos que deixariam São Paulo pelas estradas estaduais também desistam da viagem.
Muitos hotéis de Ubatuba (233 km de SP) tiveram suas reservas canceladas. O presidente da Associação Comercial, Jurandiau Lovizaro, disse que o movimento de turistas deva cair cerca de 75%.
O hotel Solar das Águas Cantantes teve quatro reservas canceladas e o Torremolinos, duas.
A designer Eliete Oliveira Pampalon, 29, cancelou sua viagem para Curitiba (PR). Ela iria viajar hoje com o marido e dois amigos.
Por causa da interdição de um trecho da Régis Bittencourt, que liga São Paulo a Curitiba, Eliete já havia desistido de fazer a viagem de carro e optado pelo ônibus.
Ela ainda havia planejado voltar antes do fim do Carnaval -na terça de manhã. "Depois dessas chuvas, desistimos de vez. Vamos ficar aqui. É mais tranquilo."
Para não ficar em casa, Eliete decidiu que vai se hospedar em um hotel durante o feriado. "Pelo menos fazemos algo diferente."
As chuvas também assustaram a empresária Priscila Chapaval, 42, que ia viajar com um grupo de amigos para Angra dos Reis (RJ).
Os planos de Priscila incluíam passar o feriado no barco de um amigo, onde haveria "pequenos" bailes. "Já tinha preparado a fantasia." Agora, Priscila vai passar o Carnaval na fazenda do mesmo amigo em Campinas (SP). "Não é a mesma coisa, mas vou poder andar de cavalo e pegar sol."
Quem vai viajar para o litoral norte de São Paulo ou para o litoral sul do Rio e já comprou passagem pode devolver o bilhete e pegar o dinheiro de volta.
As empresas de ônibus Litorânea (para Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião) e Reunidas (Angra dos Reis, Itaguaí e Parati) devolvem o dinheiro ou trocam a data de embarque.
Nos últimos dias, a Reunidas foi obrigada a cancelar 12 ônibus por causa das condições das estradas, que tiveram trechos interrompidos com queda de barreiras.
As viagens para Angra, Parati e Itaguaí estão demorando duas horas a mais do que o tempo normal.

Texto Anterior: Chuva pode manter Tamoios interditada
Próximo Texto: Dersa prevê congestionamentos hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.