São Paulo, sexta-feira, 16 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fantasiado de anjo, Alceu Valença lava rua de Olinda

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O cantor e compositor Alceu Valença comandou ontem em Olinda, que fica 6 km ao norte de Recife (PE), a lavagem das ruas do centro histórico da cidade.
O evento que faz parte das atividades de abertura do Carnaval de Pernambuco.
Alceu, que é o homenageado deste ano da folia em Olinda, saiu fantasiado de "anjo da limpeza". O cantor estava vestido com uma túnica branca com asas de renda e algodão e tocou em uma lira improvisada, feita com tampa de vaso sanitário.
"Vai, Valença, brincar seu Carnaval, mas antes se junte ao gari municipal para limpar nossas calçadas, nossas ruas, nossos corações", improvisou o artista, acompanhado de um afoxé (cortejo que canta canções de candomblé) e de um grupo de maracatu rural.
A performance durou quarenta minutos e ocorreu em frente à prefeitura, principal foco do Carnaval da cidade.
A ex-VJ e apresentadora Maria Paula participou do evento usando uma máscara.
Enquanto Alceu Valença cantava, cem garis da prefeitura, integrantes do bloco "Eu lavo, você enxuga, todo mundo usa" esfregavam o chão usando vassouras, que também serviam como estandarte para o grupo.
40 mil litros
A faxina nas ladeiras do centro histórico de Olinda consumiu 500 litros de concentrado de eucalipto e 40 mil litros de água, de acordo com o diretor de Limpeza Urbana da cidade, Fernando Andrade.
Segundo ele, 12 quilômetros do circuito carnavalesco foram varridos, numa operação que vai se repetir diariamente, até a próxima quinta-feira.
Até lá, Alceu Valença pretende realizar mais três performances. A primeira delas está prevista para hoje, quando o cantor receberá o título de "Cidadão de Recife".
Alceu disse que vai a cavalo receber a homenagem, na Câmara dos Vereadores.
Ele estará fantasiado de príncipe e vai fazer um discurso "em holandês".
À noite, novamente vestido de anjo, vai cantar da sacada da prefeitura em homenagem à cidade. No domingo, o artista realizará uma performance com integrantes de um maracatu, em frente à sua casa.
Versos das músicas de Alceu Valença fazem parte da decoração do Carnaval de Olinda. Foram colocados em 38 estandartes, espalhados na cidade.

Texto Anterior: Baixada tem 18 casas estragadas
Próximo Texto: Cantor puxa bloco e canta inédita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.