São Paulo, sexta-feira, 16 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta molho de tomate a 'O Quatrilho'

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Caxias do Sul que me perdoe, mas "O Quatrilho" não merece o Oscar de melhor filme estrangeiro.
É bonitinho, bem feitinho e os atores têm atuações corretas. Tem até música de Caetano em italiano. Mas é insosso feito isopor.
Veja: José Clemente Pozenato, autor do livro homônimo que deu origem ao filme, é ex-padre. E padre, a gente sabe, não é exatamente o tipo de pessoa mais humorada do mundo. O problema de "O Quatrilho" é esse: nota zero no quesito senso de humor. Onde já se viu filme sobre um bando de italianos que não tem uma só tirada engraçada?
Outra coisa: não engulo essa história de que o Spielberg teria gostado tanto da atuação da Glória Pires no filme que estaria pensando em chamá-la para algum projeto futuro.
O Spielberg é assim, ó, com o Bruno Barreto -que por acaso vem a ser irmão mais velho de Fábio Barreto, diretor de "O Quatrilho". Não duvido que o cineasta mais bem sucedido do mundo ache o trabalho de Gloria Pires bom. Todo mundo acha. Mas é mais provável que ele só tenha querido dar uma força ao irmão do amigo. Afinal, Bruno Barreto é casado com Amy Irving, a primeira mulher de Steven Spielberg. E Steven Spielberg é um homem civilizado.
Até tu, "The New York Times"? Muito bem. A Editora carioca Casa Amarela acaba de lançar o ótimo "O Guia do Carnaval 96", com texto do expert Felipe Ferreira.
Pois não é que a assessoria de imprensa da editora enviou uma cópia do livro à correspondente do "NYT" no Rio, Diana Jean Schemo, e ela chupou, sem dar nenhum crédito, dicas exclusivas do livro em reportagem sobre o Carnaval carioca, publicada no caderno de turismo do "NYT" em 28 de janeiro?
Tenho em mãos o guia e a reportagem. E constatei dicas "afanadas" do livro nas páginas 22, 23 e 35.
O mais engraçado é que o jornal "O Globo" gostou tanto das "informações que até muito carioca desconhece", que se derramou em elogios à "esperta" Ms. Schemo, em artigo intitulado "O Rio e sua festa 'wonderful"', datado de 29 de janeiro e assinado por Leila Sterenberg.

Texto Anterior: Inundação em favela faz mais 5 vítimas
Próximo Texto: Hipopótamo na cabeça; Deus é justo; Lindinhos; Supimpa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.