São Paulo, sexta-feira, 16 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHANCHADAS LANÇAVAM AS MÚSICAS DE CARNAVAL

REGINA RHEDA
ESPECIAL PARA A FOLHINHA

Antes de existir televisão no Brasil, as músicas de carnaval ficavam conhecidas no país inteiro através do rádio e das chanchadas.
As chanchadas eram filmes fáceis de entender e cheios de palhaçadas. Elas entravam em cartaz um pouco antes do carnaval, para mostrar os artistas cantando os sambas e as marchinhas que já estavam tocando no rádio.
Crianças e adultos formavam filas enormes nos cinemas para ver as chanchadas. A época em que as chanchadas fizeram sucesso no Brasil foi os anos 40 e 50.

MÚSICAS MARCANTES
Alguns sucessos de carnaval lançados pelas chanchadas são cantados até hoje. "Jardineira", por exemplo, apareceu em uma chanchada de 1939. É assim:
"Ó jardineira, por que estás tão triste?
Mas o que foi que te aconteceu?
Foi a camélia que caiu de um galho,
deu dois suspiros e depois morreu."
Aquela música que diz "Alá-lá-ô-ô-ô-ô-ô-ô-ô. Mas que calor ô-ô-ô-ô-ô-ô" surgiu em 1941, em uma chanchada que se chamava "Vamos Cantar".
Outra marchinha que todo mundo conhece é "Me Dá um Dinheiro Aí". Ela apareceu em uma chanchada de 1960 chamada "Entrei de Gaiato".

ASTROS E ESTRELAS
Os atores das chanchadas tinham sido artistas de circo, teatro ou rádio. Normalmente, não eram eles que cantavam os sucessos de Carnaval. Os cantores apareciam na chanchada só para fazer o seu número. Isso podia acontecer em uma cena numa boate, quando os personagens estavam vendo um show onde esses cantores se apresentavam.
O ator mais famoso das chanchadas se chamava Oscarito (1906-1970). Era muito querido das crianças. Tinha um jeito todo esquisito de remexer o corpo e fazer caretas, que aprendeu quando trabalhava no circo. Oscarito apareceu em muitos filmes formando uma dupla gozada com o ator Grande Otelo (1915-1993).
Grande Otelo era negro. Na chanchada "Carnaval no Fogo", usou peruca de tranças louras para fazer o papel de Julieta. Seu parceiro Oscarito representava Romeu. Essa cena é considerada uma das melhores de todas as chanchadas.
Outro grande ator das chanchadas é o baiano Zé Trindade (1915-1990). Ele costumava representar um paquerador de mulheres controlado pela esposa ciumenta. Sua especialidade eram as frases originais. Da sua boca saíram coisas como "É chato a gente ser gostoso!" e "Comigo é no JILÓ; jota, i, ji, n, h, o, acento agudo no o - BETERRABA!".
A atriz que tem mais a ver com o espírito debochado (brincalhão) das chanchadas é Dercy Gonçalves.
Quando ela aparece na tela perto dos outros atores, chama mais atenção porque faz gestos exagerados e, muitas vezes, maliciosos. Hoje Dercy continua trabalhando como comediante de TV e teatro.
A cantora Carmen Miranda (1910-1955) também apareceu em chanchadas brasileiras. Depois ela foi fazer filmes nos Estados Unidos e ficou famosa no exterior.

Texto Anterior: 'SEGA RALLY' ENSINA A ARTE DE CORRER DE LADO
Próximo Texto: FINALMENTE, CHEGA O DIA DE VESTIR A FANTASIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.