São Paulo, sexta-feira, 16 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comédia é principal rival de 'O Quatrilho'

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Quatro filmes estarão concorrendo com o brasileiro "O Quatrilho" (dirigido por Fábio Barreto) ao Oscar de melhor filme estrangeiro: "All Things Fair" (Suécia), "Antonia's Line" (Holanda), "Dust of Life" (Argélia) e "The Star Maker" (Itália).
A divulgação da lista dos indicados surpreendeu a imprensa norte-americana, que dava como certa a inclusão do francês "French Twist" (sobre uma folie à trois comandada pela atriz espanhola Victoria Abril).
Outro filme muito cotado para a lista de concorrentes ao prêmio era o iraniano "O Balão Branco" ("The White Ballon"), drama dirigido por Jafar Panahi que tem como protagonista uma menina de sete anos.
Entre os quatro filmes estrangeiros indicados ao lado de "O Quatrilho", o único que já está sendo exibido nos EUA é o holandês "Antonia's Line", quarto longa da diretora e escritora Marleen Gorris.
O filme é uma saga feminista e conta a história de Antônia (interpretada por Willeke van Ammelrooy), uma mulher forte que luta para se afirmar numa sociedade ainda machista.
Numa das primeiras cenas do filme, uma Antonia envelhecida avisa ao público que morrerá naquele dia e começa a se lembrar de sua adolescência e início de vida adulta. Daí em diante, todo o filme é contado em flashbacks. As memórias de Antonia são narradas por sua bisneta, Sarah.
O filme holandês foi bem recebbido pela crítica dos EUA, mas a direção de fotografia (de Willy Stassen) foi considerada "pouco inspirada e cansativa."
O filme de Gorris deverá ser distribuído em cinema e vídeo no Brasil pela Mundial Filmes, com o título "A Excêntrica Família de Antonia", ainda sem data de lançamento prevista.
Rival
O mais forte rival de "O Quatrilho", entretanto, é a comédia italiana "The Star Maker", dirigida por Giuseppe Tornatore.
Ele já havia sido premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1990, com "Cinema Paradiso". O filme foi um dos longas não-americanos que fizeram maior sucesso de bilheteria nos EUA.
"The Star Maker" (que significa mais ou menos "o produtor de estrelas") conta a história de um jovem italiano da capital que resolve tentar a vida no interior do país.
Como ninguém o conhece, ele resolve se apresentar como caça-talentos de um estúdio cinematográfico atrás de atores e atrizes desconhecidos, mas com potencial.
A brincadeira termina deixando a pacata vila de pernas para o ar, levantando antigas rivalidades e ódios esquecidos.
Sueco
"All Things Fair", do diretor sueco Bo Widerberg, é um drama amoroso light.
A história acontece durante a Segunda Guerra Mundial e gira em torno de um triângulo amoroso envolvendo um casal na faixa dos 30 anos e um adolescente de 15, que é seduzido pela mulher que tem o dobro de sua idade.
O quarto concorrente de "O Quatrilho" é o argelino "Dust of Life", filme desconhecido e sem data de estréia prevista nos EUA.
Dirigido por Fábio Barreto, "O Quatrilho" tem no elenco Patrícia Pillar, Glória Pires, Bruno Campos e Alexandre Paternost. Acaba de ser lançado em vídeo e deve retornar aos cinemas depois da indicação ao Oscar.
Ao contrário das demais categorias do Oscar, as indicações para melhor filme estrangeiro não é feita pelos cerca de 5.043 membros da Academia.
Como seria impossível que todos assistissem aos filmes indicados pelos países, um comitê fica encarregado da seleção.
Mas a escolha final do vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro é feita da maneira tradicional: votação da Academia.
Os vencedores do 68º Oscar serão anunciados na noite do dia 25 de março, em Los Angeles (Califórnia). O SBT tem os direitos de transmissão da festa e anuncia cobertura completa, ao vivo.

Texto Anterior: Filmagens de 'Evita' começam com agressão
Próximo Texto: NOITE ILUSTRADA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.