São Paulo, sábado, 17 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dutra não consegue se livrar do instituto

Fritsch propôs contribuição optativa

DENISE MADUEÑO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Contrário ao IPC (Instituto de Previdência dos Congressistas), o deputado Domingos Dutra (PT-MA), 39, tenta, na Justiça, se desligar do instituto desde o ano passado. Mas não consegue.
O deputado considera ser imoral a aposentadoria especial dos parlamentares. Logo que tomou posse, em fevereiro de 95, enviou um requerimento ao IPC pedindo o desligamento.
Seu pedido foi negado em abril de 1995, sob o argumento de que a contribuição era obrigatória. Insatisfeito, Dutra entrou com um mandado de segurança na 16ª Vara da Justiça Federal em Brasília.
O pedido de liminar foi negado, e o deputado foi informado que também lhe será negado o desligamento do instituto.
O deputado afirmou que a obrigação de se filiar ao IPC fere o inciso XX do artigo 5º da Constituição ("ninguém será compelido a associar-se ou permanecer associado").
No mandado de segurança, Dutra argumenta que, além de não concordar com o privilégio, não tem dinheiro para contribuir com o instituto.
"Por coerência de princípio e por necessidade material, não posso continuar integrando um clube tão especial e privilegiado como o IPC", argumentou Dutra no pedido ao juiz.
No ano passado, o deputado José Fritsch (PT-SC) também tentou se desligar do IPC. Depois de ter o pedido indeferido, elaborou projeto de lei para tornar facultativa a contribuição. O projeto está em tramitação.
O IPC informou que a contribuição é obrigatória, a exemplo do que acontece com o trabalhador que, necessariamente, tem descontado de seu salário a contribuição do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
O artigo 21 da lei 7.087 diz que "são segurados obrigatórios do IPC, independentemente de idade e de exame de saúde, os congressistas e, quando em exercício, os suplentes de deputado e senador".
Para ter direito ao benefício, no entanto, o parlamentar precisa requerer a aposentadoria.

Texto Anterior: VEJA OS BENEFÍCIOS DOS PARLAMENTARES
Próximo Texto: 'Vou lascar vocês', ameaça Gibson
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.