São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atenas revive Jogos de 1896 no centenário da Olimpíada

ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Grécia prepara uma festa especial para celebrar os cem anos do renascimento dos Jogos Olímpicos, no dia 6 de abril: vai reconstituir os Jogos de Atenas, em 1896.
As mesmas provas de atletismo serão revividas no estádio Panatenaico, o mesmo que abrigou a primeira Olimpíada da era moderna.
"A celebração não deve ser relacionada, de modo algum, com a frustração do povo grego por não ter obtido os Jogos de 1996", garante Marton Simitsek, 52, vice-presidente do Comitê Olímpico Helênico (da Grécia).
Atenas era a favorita, mas foi derrotada por Atlanta (EUA) em 1990, por 51 a 35, na votação dos membros do Comitê Olímpico Internacional.
A comemoração está sendo organizada pelo Comitê Olímpico grego, em conjunto com uma comissão especial para a realização do projeto. Cerca de cem pessoas estão envolvidas na organização.
Na medida do possível, as regras serão as mesmas dos eventos de 1896. Será interessante comparar os resultados dos atletas, praticamente nas mesmas condições, com cem anos de diferença.
No salto em altura e no salto com vara, porém, as regras mudam: serão usados colchões, para impedir que os atletas se machuquem. Na época, os saltadores caíam em uma caixa de areia.
O arremesso do disco será feito no antigo estilo grego, usado até 1896. O atleta não poderá girar em torno de si mesmo antes de arremessar, como se faz hoje.
Participarão do evento atletas dos mesmos países que disputaram a primeira Olimpíada. Eles serão selecionados pelos respectivos comitês olímpicos.
A festa servirá ainda como propaganda para a candidatura de Atenas a sede da Olimpíada de 2004. Outras dez cidades concorrem, entre elas o Rio de Janeiro.
"Atenas está confiante ao máximo, mas respeita todos os oponentes da mesma forma", esquiva-se Simitsek.

Texto Anterior: Batistuta desfalca hoje Fiorentina no Italiano
Próximo Texto: Tocha passa pelo estádio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.