São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que as aves cantam?

Elder dos Santos Danziger, 20,
estudante, Sorocaba (SP)

Elizabeth Höfling, do Instituto de Biociências da USP, responde:
"O canto das aves está relacionado à comunicação que esses animais estabelecem entre indivíduos de uma mesma espécie, ou entre indivíduos de espécies diferentes. Embora cantar seja um comportamento inato, o aprendizado tem papel importante. Denomina-se canto quando a ave junta uma série de notas musicais diferentes, como fazem os sabiás, curiós, corruíras etc., ou repete a mesma nota várias vezes durante a sua manifestação sonora.
"Um termo mais abrangente é vocalização, que inclui, além do canto propriamente dito, pios, gritos etc. A mais evidente manifestação sonora está ligada às vocalizações incluídas no repertório de cortejamento do macho para atrair a fêmea no período reprodutivo. Além desse tipo de canto, existem outros que se destinam a demarcar o território onde a ave nidifica e se alimenta.
"Muitas espécies de aves possuem um repertório vocal mais extenso que se destina à comunicação entre o casal ou entre os indivíduos do bando, quando se trata de espécies gregárias. Podem-se citar vocalizações que anunciam a presença de um predador, informam onde existe alimento disponível, afugentam um inimigo etc.
"Assim, cada espécie de ave possui o seu repertório vocal. A grande maioria das aves possui um órgão especializado na produção de sons, denominado siringe. Durante a expiração, o ar, ao passar pela siringe, provoca a vibração de determinadas estruturas produzindo sons, embora também possam ser produzidos sons por outras partes do tubo respiratório."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Explosão de formas de vida no Cambriano pode ter sido casual
Próximo Texto: SEXO; MATEMÁTICA; DENTE; PALAVRA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.