São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 1996
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Fiat Tipo será 1º carro brasileiro com airbag

MARCELO TADEU LIA
ENVIADO ESPECIAL À ITÁLIA

Nem Palio, nem Vectra. A Fiat anunciou em seu centro de segurança, em Turim, na Itália, que o Tipo 1.6 mpi será o primeiro veículo nacional a contar com airbag (bolsa de ar que se infla em colisões), como item opcional.
Segundo a marca, o carro deve chegar às revendas o mais rápido possível, entre o final de fevereiro e começo de março.
A estratégia visa se antecipar à General Motors, que vai lançar o novo Vectra com o equipamento, também em março.
A Fiat quer aproveitar a situação e mostrar aos consumidores uma imagem de montadora de vanguarda.
"No Brasil, fomos os primeiros a lançar um carro movido a álcool (Fiat 147), o 'popular' (Uno Mille), o primeiro turbo de série (Uno) e um modelo equipado com motor de 16 válvulas (Tempra)", disse Cledorvino Belini, diretor geral da Fiat brasileira.
A escolha do Tipo foi facilitada porque a versão esportiva européia, que saiu de linha no ano passado, já contava com airbag.
O Tipo com o equipamento de segurança deve custar entre US$ 1.000 e US$ 1.500 a mais.
O airbag será oferecido apenas para o motorista e virá associado a outro item de segurança, o cinto de com pré-tensionador ("prende" ao banco, com maior firmeza, motorista e passageiro da frente em caso de colisão).
O airbag da Fiat é acionado em colisões frontais e semifrontais (ângulo de até 30 graus).
O acionamento acontece quando existe uma desaceleração súbita (choque com velocidade acima de 18 km/h).
A bolsa de ar (nitrogênio) rompe a capa protetora do volante e se infla, protegendo principalmente tórax e rosto do motorista. Todo o procedimento ocorre em cerca de 100 milésimos de segundo.
Crash-test
A Fiat realizou em seu centro de segurança um "crash-test" do Alfa Romeo 145 TD, 96, que chegará ao Brasil em março -deverá custar cerca de US$ 30 mil.
O carro foi lançado contra um obstáculo fixo a 50 km/h (segundo a Fiat, isso equivale a um choque a 130 km/h contra outro veículo em movimento).
O choque frontal foi realizado obedecendo à norma européia que entrará em vigor em 98 -contra um obstáculo que cobre 40% da área frontal do carro. A intenção é medir a intensidade da batida contra árvores e postes.
"Cerca de 35% das colisões acontecem contra esses tipos de obstáculos", diz Luigi Piano, diretor do centro de segurança.
Segundo a Fiat, o Palio (lançamento mundial da marca, marcado para abril) já passou por cerca de 50 crash-tests.

O jornalista MARCELO TADEU LIA viajou à Itália a convite da Fiat Automóveis

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