São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 1996 |
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Fiat Tipo será 1º carro brasileiro com airbag
MARCELO TADEU LIA
Segundo a marca, o carro deve chegar às revendas o mais rápido possível, entre o final de fevereiro e começo de março. A estratégia visa se antecipar à General Motors, que vai lançar o novo Vectra com o equipamento, também em março. A Fiat quer aproveitar a situação e mostrar aos consumidores uma imagem de montadora de vanguarda. "No Brasil, fomos os primeiros a lançar um carro movido a álcool (Fiat 147), o 'popular' (Uno Mille), o primeiro turbo de série (Uno) e um modelo equipado com motor de 16 válvulas (Tempra)", disse Cledorvino Belini, diretor geral da Fiat brasileira. A escolha do Tipo foi facilitada porque a versão esportiva européia, que saiu de linha no ano passado, já contava com airbag. O Tipo com o equipamento de segurança deve custar entre US$ 1.000 e US$ 1.500 a mais. O airbag será oferecido apenas para o motorista e virá associado a outro item de segurança, o cinto de com pré-tensionador ("prende" ao banco, com maior firmeza, motorista e passageiro da frente em caso de colisão). O airbag da Fiat é acionado em colisões frontais e semifrontais (ângulo de até 30 graus). O acionamento acontece quando existe uma desaceleração súbita (choque com velocidade acima de 18 km/h). A bolsa de ar (nitrogênio) rompe a capa protetora do volante e se infla, protegendo principalmente tórax e rosto do motorista. Todo o procedimento ocorre em cerca de 100 milésimos de segundo. Crash-test A Fiat realizou em seu centro de segurança um "crash-test" do Alfa Romeo 145 TD, 96, que chegará ao Brasil em março -deverá custar cerca de US$ 30 mil. O carro foi lançado contra um obstáculo fixo a 50 km/h (segundo a Fiat, isso equivale a um choque a 130 km/h contra outro veículo em movimento). O choque frontal foi realizado obedecendo à norma européia que entrará em vigor em 98 -contra um obstáculo que cobre 40% da área frontal do carro. A intenção é medir a intensidade da batida contra árvores e postes. "Cerca de 35% das colisões acontecem contra esses tipos de obstáculos", diz Luigi Piano, diretor do centro de segurança. Segundo a Fiat, o Palio (lançamento mundial da marca, marcado para abril) já passou por cerca de 50 crash-tests. O jornalista MARCELO TADEU LIA viajou à Itália a convite da Fiat Automóveis Texto Anterior: Carros especiais marcam época no país Próximo Texto: Fábrica quer reciclar peças Índice |
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