São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Guerra ao tráfico; Armazenando munição; Segundo plano; Para gregos e troianos; Bolo publicitário; Os intocáveis; Que ministério é esse?; Pedra no sapato; Mera coincidência; Bloco do Planalto; Preocupação de estadista; Altruísmo de ocasião; Rota de colisão; Recado para 98; Caindo na real; Cobras e lagartos; Trincheira petista

Guerra ao tráfico
O governo prepara legislação específica para os chamados "delitos transnacionais". Segundo o ministro-chefe do Emfa, general Benedito Bezerra Leonel, é mais uma providência no combate ao narcotráfico e tráfico de armas.

Armazenando munição
Moreira Franco (PMDB-RJ) soube que Bresser Pereira mandou fazer estudo recente que confirma o maior número de servidores públicos no Rio do que em Brasília. Acha que pode ser acusado de proteger o funcionalismo do Rio.

Segundo plano
Além de perder o comando da reforma administrativa para o líder do governo, Luiz Carlos Santos, Bresser Pereira (Administração) deverá ser ofuscado por outro ministro. A CUT prefere conversar com Paulo Paiva (Trabalho).

Para gregos e troianos
O governo quer fazer milagre na complicada sucessão no Cade. Sarney e Bornhausen indicaram políticos. O governo já decidiu por um técnico, mas ele tem que saber ser político para não azedar a relação com o Congresso.

Bolo publicitário
A CEF abre em março concorrência para empresas que cuidarão de suas contas de publicidade, no valor de R$ 32,5 milhões. A licitação feita em 95 foi anulada, por suspeita de irregularidades.

Os intocáveis
Todas as pessoas envolvidas na apuração dos responsáveis pela chacina de Corumbiara (RR) estão ameaçadas de morte. Não escapam das ameaças nem mesmo o secretário da Segurança e o comandante da Polícia Militar local.

Que ministério é esse?
Correspondentes estrangeiros dizem não compreender como um ministério, o da Justiça, trata de assuntos tão díspares como índios, polícia e direito econômico.

Pedra no sapato
Contrário ao convênio de vistoria ambiental de veículos de Maluf, o diretor do Detran paulista, Enos Beolchi, é tido como inimigo antigo do prefeito. Chefiou em 83 ação fracassada de apreensão de propaganda política de Maluf.

Mera coincidência
Na recente viagem que fez aos Estados Unidos, o governador do Rio, Marcello Alencar (PSDB), imitou o ex-presidente Collor. Contou com a ajuda de Celita Jackson para agendar seus compromissos de imprensa.

Bloco do Planalto
Os infortúnios de FHC farão a folia do irreverente bloco pernambucano "Nóis sofre, mais nóis goza". Pior para o júri das fantasias, formado pelos senadores Roberto Freire (PPS) e Carlos Wilson (PSDB) e o prefeito do Recife, Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Preocupação de estadista
O artigo 20 do relatório de Euler Ribeiro traz proposta fundamental para o país: criação do Dia do Cidadão e do registro social, que ninguém sabe o que é. É concorrência desleal com os humoristas de Casseta & Planeta.

Altruísmo de ocasião
Nilson Gibson (PSB-PE) tem dito a parlamentares que lidera a defesa do IPC por uma questão de princípio. "Não preciso disso, já tenho duas aposentadorias", afirma Gibson, aposentado como professor e procurador de Justiça.

Rota de colisão
Na recente ida a Brasília, Itamar deixou nítido a interlocutores que romper com FHC é questão de tempo. Magoado, Itamar acha que o Planalto insiste na versão de que era empecilho ao Real.

Recado para 98
Itamar cumpriu um roteiro premeditado ao passar por Brasília: criticou a tese de reeleição, disse ser o verdadeiro pai do Real e lembrou que FHC não teria ganho a eleição sem o seu apoio.

Caindo na real
Após entusiasmo inicial, as lideranças governistas começam a por um pé no freio em relação ao acordo entre a Fiesp e os metalúrgicos de São Paulo. "Não é possível aceitar a derrubada de direitos trabalhistas históricos", diz Germano Rigotto (PMDB-RS).

Cobras e lagartos
Os petistas José Genoino (SP) e Milton Temer (RJ) chegaram perto das vias de fato semana passada, em Brasília. Temer propôs à bancada exclusão de Genoino da Comissão de Justiça. Foi xingado.

Trincheira petista
Hélio Bicudo (PT-SP) deve ser o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, que esteve ameaçada de extinção pelo PFL. É dele proposta que transfere crimes de pms à Justiça comum.

TIROTEIO
Do empresário Antonio Ermírio de Moraes, ao dizer não entender a política do governo que taxa as importações de carros em 70% e a de autopeças, cuja indústria é nacional, em apenas 2%:
- O Brasil está mudando. Para o exterior.

Próximo Texto: Apoio incômodo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.