São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Império da Tijuca "vinga" o Nordeste

AZIZ FILHO; FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

O primeiro dia de desfile das escolas do Grupo Especial começou com uma "vingança do Nordeste", segundo o ator Miguel Falabella, que criou para a Império da Tijuca o enredo "O Reino Unido Independente do Nordeste".
O enredo se baseou em um canto de viola que prega o separatismo da região. "O Nordeste sempre foi figurante no Carnaval. Este ano, vai ser protagonista", disse Falabella, na concentração, antes de o desfile começar.
Atrasado 20 minutos, o desfile da Império da Tijuca começou às 18h20. O abre-alas "Bufões do Palácio Imperial", com materiais rústicos, representava a eventual sede de um reino no Nordeste.
Com poucos recursos, a escola fez um desfile arrastado e pouco empolgante. O Sambódromo ainda não estava lotado durante a apresentação da Império da Tijuca.
Apesar do enredo, Falabella disse ser contra a separação do Nordeste. O carnavalesco também afirmou que desfile seria "um ato de cidadania para que o Brasil se veja mais como nação e não tenha regiões excluídas".
O jogador Aílton, do Fluminense, que desfilou como diretor da escola, disse que o Nordeste tem condições de ser independente porque "tem muito mais riqueza do que pobreza".
"De onde vem o ouro? Vem de lá, de Serra Pelada", disse o jogador. Serra Pelada, região de garimpo, fica no sul do Pará, na região Norte do país.
O jogador Gonçalves, do Botafogo, disse ser contrário ao separatismo. Segundo ele, o Nordeste "não tem estrutura nenhuma para isso". Gonçalves é paulista e já jogou no Santa Cruz, de Recife.
Apesar de se dizer "salgueirense de coração", Gonçalves desfilou com a camisa da diretoria da Império da Tijuca. "O Nordeste precisa é de mais apoio do sul".
O ator Marcello Picchi, que também desfilou, disse que o Nordeste "não pode se perder do sul porque é uma região muito carente, com muitas necessidades".

Texto Anterior: Escritor dança frevo em defesa da cultura
Próximo Texto: Falabella acaba 'casamento'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.