São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALGUMAS HISTÓRIAS ESTAPAFÚRDIAS DA CIÊNCIA

O bispo que datou o nascimento do mundo
Em 1654, um bispo irlandês chamado James Ussher calculou as idades dos personagens bíblicos desde Adão e Eva e concluiu que o mundo nasceu às 9h da manhã do dia 26 de outubro de 4004 a.C. Outros também deram seus palpites: Johannes Hevelius achava que a data exata era 24 de outubro de 3963 e Kepler acreditava que o mundo veio ao mundo no dia 27 de abril de 4977 a.C.

Darwin acreditava em um antepassado de orelhas pontiagudas
Até o naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882) cometeu suas gafes. O biólogo inglês escreveu em "A Descendência do Homem", em 1872, que os nossos antepassados tinham orelhas pontiagudas e móveis, além de dentes caninos que serviriam como armas. Mas, pudera. Naquele tempo não havia muitos fósseis humanos à disposição para pesquisas.

A farsa do homem do Himalaia
O geólogo indiano Vishwa Gupta publicou durante 20 anos pesquisas sobre fósseis encontrados no Himalaia indiano. Essa região da Índia tem acesso restrito, por isso era difícil que outros pesquisadores comprovassem as teses do professor. Em 1989, um palenteólogo australiano descobriu que os crânios eram de sítios arqueológicos da África e que as pesquisas apresentadas pelo indiano eram pura fraude.

Os comentários infelizes de Galileu Galilei
O matemático e físico italiano Galileu Galilei (1564-1642), que muitos acreditam ser astrônomo, não inventou a luneta. Em seus manuscritos, disse que realizou "um estudo aprofundado da teoria da refração". Puro blefe, pois ele não entendia muito de ótica e a invenção é atribuída aos holandeses. Além disso, Galilei também fez outro comentário infeliz. Segundo o italiano, os cometas não passavam de ilusões de ótica...

Texto Anterior: Livro traz as maiores gafes dos cientistas
Próximo Texto: Vídeo faz uma viagem ao mundo do skate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.