São Paulo, terça-feira, 20 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portela perde dois pontos por atraso

Escola sente falta de Paulinho da Viola

DO ENVIADO ESPECIAL E DA SUCURSAL DO RIO

A Portela vai perder dois pontos por ter atrasado seu desfile em dois minutos na madrugada de ontem, disse o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa), Jorge Castanheira. Cada minuto de atraso representa um ponto perdido para a agremiação.
Durante a apresentação, um de seus carros alegóricos, o Olimpo das Serenatas, quebrou o eixo próximo da praça da Apoteose, no final da "avenida", atrasando o desfile.
Os portelenses argumentam que a escola deveria ser multada, mas não perder os dois pontos. Num Carnaval competitivo como o do Rio, dois pontos definem o campeão -no ano passado a Portela perdeu o campeonato para a Imperatriz por uma diferença de meio ponto.
O presidente da Liga afirmou que a escola está confundindo o regulamento do desfile. "Se eles tivessem se atrasado na dispersão, depois de terminar a apresentação, a escola seria multada. Mas eles se atrasaram na avenida", disse Castanheira.
A ausência do maior ídolo da escola, o sambista Paulinho da Viola, tirou o ânimo das figuras mais representativas da escola de Madureira. O enredo "Essa Gente Bronzeada Mostra Seu Valor" é uma homenagem à música popular brasileira e cita nominalmente o compositor.
Ainda na concentração, menos de uma hora antes de entrar na avenida, Monarco, um dos nomes mais tradicionais da Portela e componente da velha guarda, dava o tom da depressão portelense: "Não há de ser nada", disse melancólico.
Monarco ainda se lembra do ano passado, um "desfile bonito". Para componentes da escola, ele disse ter tentado convencer Paulinho a desfilar.
Doca da Portela, outro representante da velha guarda, e amiga de Paulinho, disse que "foi muito triste o que fizeram com ele", referindo-se à polêmica dos cachês da festa de réveillon em Copacabana, zona sul. "Ele está muito triste, não fala com ninguém. Paulinho está com medo de prejudicar a escola."
Alberto Lomanto, responsável pela volta de Paulinho no ano passado, lamentou a ausência. "A Portela está linda e seria melhor com ele."

Texto Anterior: Fantasias consagram a Mocidade
Próximo Texto: Misses mostram que também sabem sambar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.