São Paulo, terça-feira, 20 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemã prefere preto-e-branco

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

Ellen von Unwerth é adepta das fotografias em preto-e-branco, sempre granuladas, inspiradas em histórias que ela mesma cria.
Em 1995, lançou um livro só com fotos de top models, entre elas suas amigas Naomi Campbell, Linda Evangelista, Christy Turlington e Nadja Auermann.
Antes de ser fotógrafa, trabalhou como modelo por dez anos. Um dia, como diz, cansou. "Não sabia o que fazer", lembra. Em 1986, ganhou uma máquina do namorado: "Fiquei animada e comecei a fotografar sem parar".
Hoje em dia, trabalha para marcas como Gap e Replay e voltou a fotografar para a Guess. Também fotografa para as revistas "The Face", todas as "Vogue" e "Interview". Agora, vai fazer uma edição especial para a "Interview" com suas fotos favoritas.
Os fotógrafos que respeita são o alemão Helmut Newton, "pelo seu senso de humor", e o francês Henri Lartigue, "pelo seu charme". "Eles são opostos", diz.
Já em relação às modelos, diz mudar de gosto a cada seis meses. "Parece cruel, mas é assim", afirma. "Gosto de descobrir garotas novas, que não conhecem nada ainda sobre ser modelo, sobre posar. As modelos mais velhas não têm a mesma animação, o mesmo frescor."
(EJ)

Texto Anterior: Von Unwerth fotografa Carnaval carioca
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.