São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blocos em Olinda desfilam até amanhã

Segura a Coisa fecha a programação

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O Carnaval em Olinda (PE) não pára hoje: 16 blocos saem pelas ruas durante todo o dia até amanhã de manhã. Cada um desfila pelo menos três horas e, como não há cordão de isolamento, é comum que os blocos se fundam.
"Você começa a pular num bloco que vai numa direção e, quando menos espera, está em outro indo em sentido contrário", conta o escritor José Ataíde, autor do livro "Olinda, Carnaval e Povo".
Nesses casos, diz Ataíde, não precisa se preocupar, é só continuar pulando porque "a folia é uma só". Três dos blocos que saem hoje merecem atenção especial: o Bacalhau do Batata; o Urso Maluco Beleza, do cantor Alceu Valença; e o Segura a Coisa, que fecha a programação à meia-noite.
Os horários programados são só uma referência porque os blocos sempre atrasam. O Bacalhau do Batata, por exemplo, está com a saída marcada para as 8h, mas nunca sai antes das 10h. O bloco foi fundado em 65 por um garçom chamado Batata. A idéia era criar um bloco onde participasse quem trabalha no Carnaval.
O Urso Maluco Beleza sai da casa de Alceu Valença, às 16h, na rua São Bento. À noite, é hora do Segura a Coisa, que sai da rua 27 de Janeiro. Segundo Ataíde, o segredo para aguentar a maratona é não acompanhá-los o tempo todo. "Passou um bloco, você entra, dá uns pulos e, pouco depois, pára para tomar uma cerveja e só depois entra em outro bloco."

Texto Anterior: Campeãs do Rio e SP serão conhecidas hoje
Próximo Texto: Bonecos de 3,5 m fecham Carnaval oficial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.