São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bate-papo virtual é opção na Internet

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma nova tecnologia está divertindo os usuários da Internet. É o bate-papo multimídia, uma mistura de IRC (Internet Relay Chat, protocolo que possibilita a conversa on line entre várias pessoas, simultaneamente) com os recursos gráficos da World Wide Web.
O representante mais novo dessa tecnologia chama-se "The Palace", criado pelo programador Jim Bumgardner e bancado pela Time-Warner Interactive.
No endereço http://www.thepalace.com dá para retirar o programa navegador, distribuído para testes. Há versões para PC e Macintosh.
No "Palace" é possível ver, conversar e interagir com qualquer pessoa que estiver tendo acesso ao mesmo computador no momento.
Você pode passear por diversas salas, fazendo amigos e jogando conversa fora. Há salas com tranca na porta -as conversas são particulares. Você também pode participar de jogos interativos de gamão, damas e xadrez.
Sua aparência no "Palace" é chamada de avatar. Quando você entra pela primeira vez, seu avatar é uma simples carinha com dois olhos e uma boca, que tem 13 expressões faciais para representar seu estado de espírito.
Você pode enfeitar o avatar com uma série de acessórios (props), dando um toque pessoal na sua aparência: cabelos, chapéus, óculos, chifres etc.
O "Palace" fica mais interessante quando o usuário se registra. O registro custa U$ 20 e pode ser feito por telefone (001 619-537-2465) e cartão de crédito.
O usuário registrado pode modificar sua aparência, colocando uma foto sua ou outra imagem.
Além disso, o registro permite programar ações diferentes para o avatar e também possibilita a interferência nos ambientes.
É possível soltar raios em outros avatares, modificar a decoração de salas ou trocar ícones. Dá para gerar ruídos como aplausos e beijos.
O "Palace" evita gráficos 3D para simular um "espaço virtual" em troca de maior interação entre participantes.
Todos os cenários e avatares são bidimensionais. A velocidade do bate-papo depende da conexão e do número de pessoas na conversa.

Texto Anterior: Reparo de placa fica sem prazo
Próximo Texto: Leitor da Pioneer permite utilizar seis CD-ROMs ao mesmo tempo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.