São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curso formará professores indígenas em MG

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Índios maxacalis, pataxós, krenaks e xacriabás estão estudando para se tornar professores nas áreas indígenas de Minas Gerais.
As aulas começaram a ser ministradas no início do mês no Parque Nacional do Rio Doce (MG).
Segundo a antropóloga Myriam Álvares, coordenadora do curso, Minas é o primeiro Estado do país a assegurar o direito constitucional dos índios a escolas diferenciadas.
O Curso de Formação de Professores Indígenas está sendo promovido pela Secretaria de Estado da Educação, Instituto Estadual de Florestas, Universidade Federal de Minas Gerais e Funai.
Os 56 índios escolhidos pelas próprias tribos vão aprender nos próximos dois anos todas as disciplinas da 1ª à 4ª série do 1º grau, além de se alfabetizarem em sua própria língua.
Nem todos, porém, estão interessados na história dos brancos. Os maxacalis, por exemplo, só querem aprender matemática, português e sua própria língua porque consideram desnecessário o resto do currículo. A previsão é de que as aulas para as tribos indígenas comecem a ser ministradas pelos próprios índios a partir de 98.

Texto Anterior: Santos utiliza nova droga contra a Aids
Próximo Texto: Saudades do Tarzan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.