São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 1996
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Eva Marton interpreta 'Turandot' em SP

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

A soprano alemã de origem húngara, Eva Marton, 52, interpretará este ano, no Municipal de São Paulo, o papel de Turandot, da ópera homônima de Giacomo Puccini (1858-1924).
Será a primeira vez em pelo menos 35 anos que uma artista de primeira linha no circuito lírico internacional participa da montagem de um espetáculo paulistano.
A própria Marton já esteve em São Paulo em 1994, mas a exemplo do que ocorreu num passado recente com Jessye Norman ou Katia Ricciarelli, ela foi solista de uma récita e não subiu ao palco para interpretar.
Marton é uma das cerca de 40 cantoras do "star system" lírico, grupo de maior visibilidade no mercado porque participa de gravações do repertório e se internacionaliza por meio de CDs.
Formada em 1968 pela Academia Franz Liszt, ela primeiro integra o elenco da Ópera de Budapeste (1986-1972). Transfere-se para Frankfurt e em seguida para Hamburgo. Mora hoje em Monte Carlo, no Principado de Mônaco.
Soprano dramático por excelência -seu registro de voz permite alcançar notas mais graves- ela interpreta primeiros papéis em sete gravações integrais de óperas de Puccini, cinco de Wagner e quatro de Richard Strauss.
São compositores que têm em comum a exigência de um esforço muito grande das intérpretes, com variações abruptas de graves e agudos.
Além da encenação de "Turandot" -trata-se de uma montagem já feita no Colón, de Buenos Aires- Marton também participará de um concerto com o barítono norte-americano Samuel Ramey.
É um cantor com grande extensão de voz (interpreta com facilidade papéis escritos para baixo) e um dos mozartianos mais talentosos de sua geração. Já foi Fígaro na Ópera de Paris e Don Giovanni no Covent Garden.
Também barítono e do "star system", o italiano Renato Bruson cantará Sir John Falstaff na montagem, em oratório (sem cenários ou figurinos), da ópera de mesmo nome de Verdi.
Bruson nasceu em Pádua e cantou em Spoleto e Parma, antes de ser contratado pelo Met, de Nova York. Interpretou pela primeira vez "Falstaff" em 1982, em Los Angeles, sob a direção de Carlo Maria Giulini. Tem a reputação de densidade intelectual no preparo de seus papéis e de humildade na abordagem das interpretações.

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