São Paulo, sábado, 24 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

'Antes da Chuva' esconde Bálcãs

IA
DA REDAÇÃO

"Antes da Chuva" (Telecine, 21h) é um caso delicado. O filme do macedônio Milcho Manchevski toca um assunto do momento (a guerra nos Bálcãs) por um lado enviezado: não vai à guerra propriamente dita, mas àquele momento brumoso em que as condições para a guerra (ou sua expansão, no caso) se colocam.
Manchevski trabalhou sobre a associação de dois elementos: um humanismo mais ou menos tradicional e o uso de uma tecnologia de ponta. São dois fatores que tornam seu filme "universal", imediatamente acessível a qualquer público, em qualquer parte do mundo.
Em princípio, é uma proposta pertinente. Fazer um filme no fim do mundo, sem que isso mal seja notado. Tirar dele essas características locais que, por vezes, tornam a imagem quase indevassável ao espectador ocidental, por exemplo.
Mas tamanha discrição acaba por, de imediato, induzir à dúvida e sugerir outra questão, a saber: quanto de verdade existe na Macedônia endomingada que "Antes da Chuva" nos revela?
Um momento, um só, basta para que o espectador desconfiado da inocência das imagens se dê conta de que a verdade é mínima: quando aparece na tela um céu visivelmente produzido pela tecnologia cinematográfica. É olhar esse céu e pôr o pé atrás.
Pode-se sempre argumentar que isso é secundário diante da idéia pacifista reivindicada pelo filme. Aí, porém, já estamos por conta da sensibilidade de cada um. Se a imagem não revela sua própria verdade no ato de se fazer -se ela é uma trucagem que produz seu objeto- o que nos embala será sempre a crença num ideal, não o filme.
Em última análise essa crença precede e independe das imagens. Ou, em uma frase: dá para amar a paz sem por isso amar "Antes da Chuva".

Próximo Texto: 'Jenipapo' chega ao país após sucesso em festivais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.