São Paulo, sábado, 24 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Livros avaliam projetos para bares e restaurantes

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

Dois livros sobre arquitetura e design em bares e restaurantes acabam de chegar à cidade: "The New Restaurant - Dining Design 2" e "Cafes & Coffee Shops" (importados, ambos a R$ 90,00).
Recomenda-se o primeiro, de Charles Morris Mount, arquiteto responsável pelo projeto de cerca de 150 restaurantes em todo o mundo. Além de fornecer plantas baixas, croquis, fotografias e dados técnicos do local, Mount descreve o ambiente, a comida servida e detalhes do projeto.
Para o projeto do restaurante Stars, em Frankfurt, o proprietário queria um ambiente que remetesse à cultura pop americana do final dos anos 50 e início dos 60. O arquiteto e designer Jordan Mozes inspirou-se então na ficção científica, nos quadrinhos e na indústria automobilística de Detroit, responsável por carros como o Ford Galaxy, Starfire e Starliner.
No cardápio que Mount oferece em seu livro, entram desde o futurista McDonald's da A&S Plaza, em Nova York, até o nostálgico Silver Diner, em Maryland. Destaca ainda o cenográfico The Salad Bowl, em Nova York (com mesas e cadeiras do finlandês Alvar Aalto) e restaurantes de inspiração neoconstrutivista de Santa Monica, como Rockenwagner e Fama.
Para facilitar ainda mais a vida dos arquitetos e futuros proprietários de restaurantes, no final do volume, Mount dá os endereços de todos os restaurantes e dos escritórios e arquitetos responsáveis.
Menos feliz é "Cafes & Coffee Shops", de Martin M. Pegler. O volume peca pelo design gráfico menos cuidado e pela má impressão das fotografias. Também não é tão rico em detalhes como o primeiro. Por vezes parece mais um roteiro de bares e restaurantes que um livro de arquitetura.
O volume desperdiça ainda muito espaço com casas cujo mérito não é arquitetônico, mas de marketing, como as cadeias Planet Hollywood e Dive. Um dado curioso é a inclusão de dois brasileiros: o bar Yellow Giraffe e o café Charlô, ambos projetos do arquiteto Arthur de Mattos Casas.
(CF)

ONDE ENCONTRAR: livraria Roteiro (r. Paulistania, 26, tel. 011/263-7379, Sumaré)

Texto Anterior: Niemeyer tem um sósia que lhe tira o sono
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.