São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EMERSON; CAMINHA; RIMBAUD; BRODSKI

EMERSON
A defesa do individualismo como centro da obra ensaística e poética do norte-americano Ralph Waldo Emerson (1803-1882, foto) é o tema de "Emerson: The Mind on Fire", de Robert D. Richardson Jr. (University of California Press, US$ 35), que acaba de sair nos EUA. O autor propõe a redescoberta dos textos de Emerson e ressalta sua influência sobre movimentos como a "beat generation" e os ideais dos anos 60.

CAMINHA
Sob o título "Rue de la Miséricorde", acaba de sair na França uma tradução de "O Bom Crioulo", de Adolfo Caminha. Em sua crítica do livro, o jornal "Le Monde" considerou Adolfo Caminha (1867-1897) o primeiro autor de uma autêntica narrativa homossexual, lugar antes ocupado pelo escritor belga Georges Eekhoud (1854-1927). "Escal-Vigor", de Eekhoud, data de 1899, e a publicação de "O Bom Crioulo" é de 1895.

RIMBAUD
Acontece no próximo dia 9 de março o lançamento de "Rimbaud por Ele Mesmo" (Ed. Martin Claret). O volume foi organizado pelos poetas Daniel Fresnot e Alberto Marsicano. É uma introdução à vida e à obra do poeta francês (1854-1891, foto) e traz novas traduções de alguns de seus trabalhos. O evento será na Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, tel. 011/285-4033), a partir das 11h.

BRODSKI
Um volume que reúne os últimos ensaios do poeta, ensaísta e Prêmio Nobel de Literatura Josef Brodski (1940-1996) acaba de ser publicado nos EUA. "On Grief and Reason" (Farrar, Straus & Giroux, US$ 24) foi entregue aos editores pouco antes da morte de Brodski, em 28 de janeiro último.

Texto Anterior: Conheça os 'Autores'
Próximo Texto: Cony estréia no ranking
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.