São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
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Fabricar karts pode dar lucro de até 25%

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A mania das pistas de kart está abrindo oportunidades para quem quer entrar no mercado e fornecer os carrinhos.
Os industriais e técnicos do ramo advertem que conhecer um pouco de mecânica e de automobilismo são requisitos fundamentais para o empreendedor que pensa em investir no setor.
A Stockarts, uma das pistas de São Paulo, está produzindo seus próprios karts e fornecendo para outras pistas.
"O momento é bom para investir. São Paulo funciona como uma vitrina de produtos que são lançados em todo o país. Quem sair na frente, pode ganhar dinheiro", diz José Antonio Spacassassi, 27, sócio da Stockarts.
A fabricação dos karts da empresa é terceirizada. Os sócios cuidam do projeto, da compra de peças e componentes e das vendas.
Segundo Spacassassi, o item mais importante no kart é o chassi. Para fazê-lo, deve-se ter uma mesa chamada gabarito, onde são colocados e soldados os tubos de aço que compõem o chassi.
Os investimentos, para quem vai fabricar, não são baixos.
Segundo o ex-piloto Zeca Giaffone, 42, hoje dono da ZF, diz que uma máquina para dobrar tubos não sai por menos de US$ 50 mil. Para a solda, o equipamento custa entre US$ 5.000 e US$ 6.000.
Cada kart da ZF, afirma Giafonne, custa entre R$ 1.500 (sem motor) e R$ 2.900 (completo). A produção da empresa é de 200 unidades por mês.
Ele faz questão de assinalar que o empreendedor precisa analisar se a atividade é economicamente viável antes de investir.
Edson Lima, 23, administrador da Mecânica Riomar -maior fabricante do setor- diz que a margem de lucro por kart varia entre 10% e 12%.
Spacassassi, da Stockarts, discorda. Segundo ele, a margem de lucro pode chegar a 25%.
"Pode parecer pouco, mas levando-se em conta que cada pista precisa de 10 a 15 karts, é um bom rendimento", afirma.
Ele diz que sua empresa está com cerca de 60 pedidos em carteira. A entrega leva 20 dias.
A Stockarts vende cada um a R$ 2.700. O motor é um Honda 5,5 hp (horse power) ou 5,57 cv (cavalos-vapor), o que permite uma velocidade de até 60 km/h.
Para Spacassassi, em uma produção artesanal, dá para fabricar dois karts por dia, com o trabalho de um soldador e dois montadores.
O motor dos karts, geralmente, é importado. O preço varia de R$ 700 a R$ 1.000. As outras peças podem ser encontradas no mercado de karts de competição.

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