São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Séries da BBC são opções de humor inteligente

SÉRGIO DÁVILA
EDITOR-ADJUNTO DA ILUSTRADA

Não há nada mais bem-humorado e britânico do que o humor britânico, e você tem pelo menos três chances de conferir isso.
Desde 8 de janeiro, o canal de TV paga Eurochannel vem exibindo sete grandes comédias da BBC, a excelente rede pública de TV inglesa.
Três delas são herdeiras diretas do programa "Beyond the Fringe", que revelou o baixinho Dudley Moore (o bêbado de "Arthur, o Milionário Sedutor") em 1960.
Esse programa, desconhecido no Brasil, foi a pedra fundamental, o ponto zero do humor que mais tarde resultaria em "Monty Python", "Saturday Night Live" e, aqui, "TV Pirata".
Ao telespectador neófito, para quem os quatro parágrafos acima são grego, a sugestão é esquecer a parte histórica e começar pelo mais engraçado. A risada virá igual.
É "Fawlty Towers" (algo como "torres defeituosas"), escrito e conduzido por John Cleese, o compridão de "Um Peixe Chamado Wanda".
Passa-se num hotel e é impagável -principalmente por causa de Manuel, mordomo espanhol que não entende uma palavra de inglês e sempre leva a culpa de tudo.
Num dos episódios, a expedição liderada por um herói nacional se perde já no metrô. O contador das histórias tem um mordomo genial, tão velho quanto libidinoso.
Mais recente, mas igualmente bom, é "The Black Adder" ("a víbora negra") -no caso o "Mr. Bean" Rowan Atkinson-, em que o caricato ator vive um príncipe.
A certa altura, enumera sinais de que o mundo estaria acabando: "1. duas mulheres foram estupradas por peixes; 2. choveu catarro; 3. túmulos se abriram e os mortos disputaram eventos esportivos".
Tais programas são opções de humor inteligente e nada óbvio, mais próximo do sorriso satisfeito do que da gargalhada arrancada.

Texto Anterior: De galinha a falcão
Próximo Texto: O Obsceno é tema de debate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.