São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
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CARTAS

"Gostaria de saber o endereço da Willians, última equipe na qual o piloto Ayrton Senna competiu, para obter informações sobre as características dos carros usados pela escuderia na Fórmula 1." (João Antonio de Campos Júnior - Belo Horizonte, MG)
O endereço da Williams Grand Prix Engineering é o seguinte: Basil Hill Road, Didcot, Oxfordshire, OX 11 7HW, Great Britain, tel. 0044 (1235) 815161; Fax: 0044 (1235) 816176.

"Tenho um jipe Suzuki Samurai 1.3, ano 92. Gostaria de saber o que posso fazer para tornar o carro mais rápido, sem ter de instalar turbocompressor."
(Anderson Santana de Cerqueira - Santos, SP)
Segundo o preparador de motores Gilberto Perella, a substituição do coletor de escapamento (por um dimensionado) e uma "mexida" no cabeçote são suficientes para um ganho de 15% de potência.

"Gostaria de saber quando devo fazer alinhamento e balanceamento no veículo. Queria saber porque as rodas ficam desalinhadas e quais as consequências para o carro. Quais os componentes que são afetados?"
(Fabrício Figueiredo Buosi - São José do Rio Pardo, SP)
O alinhamento das rodas deve ser verificado a cada 5 mil km. Rodas desalinhadas provocam desgaste irregular e excessivo dos pneus. O carro consome mais combustível e tende a "puxar" para um dos lados. O balanceamento deve ser feito a cada 10 mil km ou a cada troca de pneus. Volante de direção vibrando pode indicar que as rodas dianteiras necessitam de balanceamento. Componentes da suspensão, como amortecedores e molas, estão sujeitos a danos com a falta de balanceamento no veículo, assim como os pneus, que podem sofrer deformações.

"Venho acompanhando com atenção a discussão sobre a obrigatoriedade da instalação de airbag nos veículos nacionais. Sempre me preocupei com a segurança dos veículos. Alguns itens que ajudam a melhorar o nível de segurança do motorista, como freios ABS (antitravamento), cinto de segurança de três pontos, encosto de cabeça e barras laterais nas portas já fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros. Tenho um Gol CL, ano 94, e gostaria de saber se o carro saiu de fábrica com pára-brisa laminado, de acordo com a resolução nº 710/88, de 1991, que tornou o componente obrigatório."
(José Roberto de Araujo - São Manuel, SP)
A Volkswagen informou que o Gol CL, ano 94, sai de fábrica com pára-brisa laminado, cujo vidro não se estilhaça em caso de quebra.

"Observei no caderno Veículos, edição do dia 7 de janeiro passado, em uma reportagem sobre a volta da marca De Tomaso, uma menção sobre uma publicação da Editora Abril chamada 'Enciclopédia do Automóvel'. Gostaria de obter mais informações sobre o livro e se ainda existe a possibilidade de comprá-lo." (Carlo Batista - São Paulo, SP) A "Enciclopédia do Automóvel" foi editada em 1973. Foram 150 fascículos, em oito volumes, e mais dois livros que contavam a história dos pilotos de Fórmula 1. A Nova Cultural não dispõe dos fascículos para venda.

"No dia 15 de dezembro, levei meu Gol à concessionária Lavínia, para revisão dos 10 mil km. O carro estava com o motor falhando, um dos vidros não levantava e o limpador do vidro traseiro não funcionava. Ao retirar o veículo, constatei que os problemas não tinham sido solucionados. No dia 15 de janeiro, encaminhei o carro novamente à revenda. Fui informada que, no momento, não tinham o motor do limpador do vidro traseiro e que precisariam de um novo prazo para efetuar os reparos. Minha garantia vence em março e já se passaram 40 dias desde a primeira visita à concessionária."
(Giovanni Carlos de Oliveira - Cassilândia, MS)
A Volkswagen esclareceu que contatou a concessionária Lavínia e foi informada de que o componente citado já está disponível. A fábrica recomenda que o cliente entre em contato com o gerente de serviços da revenda.

"Comprei um Fiat Tipo 1.6 i.e., 0 km, no ano passado. Percebi, logo após a compra, que a direção trepidava, as portas fechavam com dificuldade e havia um barulho irritante. Levei o carro à revenda Barão de Mauá. Após percorrer mais 5 mil km, retornei à concessionária porque o pedal da embreagem estava duro e o painel apresentava aquecimento excessivo. Após alguns dias, todos os problemas voltaram. Na revisão dos 10 mil km, o motor ainda falhava e tive de pagar R$ 73,70, valor referente a um jogo de velas e troca do líquido de arrefecimento, itens que deveriam ser substituídos, respectivamente, com 20 mil km e 40 mil km. Depois de cinco dias recebi uma nota fiscal referente à troca de pastilhas de freio no valor de R$ 108, sem ter autorizado a substituição. Além disso, o carro ainda apresenta todos os problemas citados."
(Evaldo Matos Levado - Santo André, SP)
A Fiat informou que a concessionária Mais solucionou todos os problemas e o veículo foi entregue ao cliente em perfeitas condições de uso.
A Folha entrou em contato com o leitor, que confirmou as informações da fábrica.

"Lendo a reportagem 'Atendimento a cliente é lento e ineficaz', do dia 20 de janeiro, sugiro às empresas citadas que comecem a pensar no uso dos recursos da rede Internet e do serviço de informações WWW, que estão sendo divulgados. No endereço 'http://tucano.inf.ufrgs. br/tools/gawdb/html /gerador.html' pode ser verificado o protótipo de um trabalho que está em fase de conclusão. Esse trabalho conta com imagens que podem ser selecionadas para consulta e possibilita navegação nas informações sobre peças no banco de dados. Com um banco de dados completo e alguns formulários de preenchimento on line, acredito que os clientes podem ser melhor atendidos."
(Rosalvo Ermes Streit - Porto Alegre, RS)

MANUAL DO PROPRIETÁRIO
Os interessados em manuais da Ford devem escrever para av. Maria Coelho Aguiar, 215 -Cenesp-, CEP 05804-900, Santo Amaro, SP, CPI 9.308, anexando à carta uma cópia do certificado de propriedade do veículo. Fiat, Volkswagen e GM recomendam a procura junto à rede de revendedores.

PARA ESCREVER
Envie sua carta para a Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Não esqueça de colocar nome completo, endereço e telefone, para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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