São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialistas desaconselham consumo de anabolizantes

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Algumas pessoas preferem acelerar o ganho de massa muscular utilizando anabolizantes. Como são muitos os efeitos colaterais produzidos por essa substância, seu consumo deve ser evitado, afirmam especialistas da área de consumo e de saúde.
Eles aumentam a síntese de proteínas, fazendo com que os músculos aumentem de tamanho. "Os anabolizantes têm um efeito rápido, a pessoa incha porque retém muito líquido, o que acaba aumentando a sua pressão arterial", afirma Yara Froelich, do Procon.
Além disso ele causa distúrbios sexuais (como a esterilidade e até impotência) e ocasionam a perda de cabelo e lesão dos rins, diz Yara.
A venda de anabolizantes só pode ser feita sob receita médica. "O consumidor pode adquirir facilmente, no entanto, esses produtos em salas de ginástica e musculação com as próprias pessoas que frequentam o local", afirma a técnica de saúde do Procon.
Se para os fat burners e aminoácidos que aumentam a massa muscular a orientação é a de não consumi-los sem supervisão médica, a recomendação em relação ao uso de anabolizantes é a de não utilizá-los em hipótese alguma, exceto no caso de doença, dizem os especialistas.
"Nunca se deve tomar, a não ser sob indicação do endocrinologista, quando a pessoa tem uma deficiência hormonal que impede a fabricação do anabolizante em seu organismo", diz o professor Turíbio Leite de Barros, da Escola Paulista de Medicina. "Ele só deve ser consumido no caso de doença e nunca com finalidades estéticas", afirma Yara.
Para a mulheres o efeito colateral do anabolizante, além de todos os já citados, é a masculinização, acrescenta Barros.
(DFe)

Texto Anterior: CUIDADOS NO USO DE FAT BURNERS E AMINOÁCIDOS
Próximo Texto: Estudante reclama de taxa em boliche
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.