São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monóxido de carbono é um gás tóxico que pode até causar morte

KATHY WOLLARD

O monóxido de carbono é um gás tóxico que sobra quando algo não foi completamente queimado. Combustão usa oxigênio para queimar substâncias.
Se existe oxigênio suficiente, tudo o que sobrade uma comnustão, é dióxido de carbono -que não faz mal- e água. Mas se não existe oxigênio o bastante, a sobra é monóxido de carbono -que faz muito mal.
No motor do carro, a gasolina não é queimada completamente e o monóxido de carbono está entre os gases eliminados pelo escapamento. Enquanto o dióxido de carbono faz parte do funcionamento de nosso organismo, o monóxido de carbono é tóxico.
Frequentemente, o sangue espera o oxigênio dos pulmões. O oxigênio se une a uma molécula do sangue chamada hemoglobina. Como um pequeno vagão lotado de tijolos, a hemoglobina leva o oxigênio para todos os órgãos.
Quando os pulmões abastecem o sangue com monóxido de carbono e não oxigênio, a hemoglobina transporta o intruso para todo o organismo. Então, órgãos como o cérebro e coração, rapidamente ficam sem oxigênio.
Quanto mais monóxido de carbono você respira, mais enjoado você fica. Quando os níveis sanguíneos de carbohemoglobina atingem de 2% a 5%, o sistema nervoso central começa a funcionar mal. Você fica aturdido e não percebe bem o que se passa ao seu redor. Quando chega a 15%, vêm as dores de cabeça, a tontura e o sono. Entre 15% e 40%, você se sente enjoado, vomita e tem problemas para respirar. Quando o nível atinge 40%, os resultados podem ser o coma ou até a morte.
O monóxido de carbono não tem cheiro, por isso você não pode detectá-lo pelo olfato. Por isso é tão importante nunca ficar perto de um carro ligado na garagem fechada.
Muitas pessoas se salvaram de aquecedores com defeito saindo de casa imediatamente depois de sentir letargia e dor de cabeça.
As pessoas recebem pequenas doses de monóxido de carbono. O tabaco não queima completamente, então os fumantes levam monóxido de carbono diretamente para seus pulmões, prejudicando o próprio organismo.
Mesmo ao ar livre, o monóxido de carbono é prejudicial. Cientistas demonstraram que o monóxido de carbono dos carros e das chaminés de indústrias pode piorar problemas cardíacos, ao impedir o sangue de fluir para o coração.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD devem ser enviadas em inglês para: P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.

Texto Anterior: Christian Bale quer ser "ator invisível"
Próximo Texto: QUAL É A TERRA DAS BATATAS PÚRPURAS?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.