São Paulo, sexta-feira, 1 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado aprova projeto que torna todo cidadão doador de órgão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Senado aprovou ontem, por unanimidade, o projeto de lei que torna todo cidadão doador em potencial de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante. A votação foi simbólica e nenhum senador se manifestou contra a proposta.
O projeto vai agora à Câmara. Se for aprovado e sancionado pelo presidente da República, quem não quiser doar seus órgãos após sua morte terá que deixar esta vontade expressa nos documentos.
O projeto foi votado em regime de urgência, a pedido do relator, Lúcio Alcântara (PSDB-CE). O senador tomou a iniciativa por causa do protesto feito pelo produtor de vídeo Luiz Fernando dos Santos, 45, doente renal crônico.
Santos ficou dois dias acampado em frente ao Congresso, sem se submeter à hemodiálise (processo em que o sangue é purificado), correndo risco de vida. Ele só abandonou o protesto quando recebeu a notícia da aprovação do regime de urgência, dada pelo senador Darcy Ribeiro (PDT-RJ), um dos autores do projeto. "O principal ponto de inovação do projeto é o entendimento de que -respeitada manifestação de vontade expressa em vida- todos são doadores em potencial", disse Alcântara. Segundo ele, há um consenso de que a legislação deve facilitar mais o aproveitamento de tecidos, órgãos e partes do corpo humano para fins de transplante.

Texto Anterior: Prefeitura de BH é 'abraçada' por professores
Próximo Texto: Cidade ganha pista de kart cross indoor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.