São Paulo, sexta-feira, 1 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCRAVAOS INVENTAM A CAPOEIRA NO BRASIL

PAULA MEDEIROS DE OLIVEIRA
DA REDAÇÃO

"O mais legal da capoeira é que a gente tem de pensar para jogar, a cada jogo a gente cria uma sequência", diz Leonardo Gava, 11, que joga há pouco mais de dois meses.
Ele diz isso porque a capoeira é um esporte em que a sequência (série) dos golpes não é fixa.
A capoeira surgiu no Brasil há muitos anos. Criada por escravos trazidos da África, a capoeira surgiu como uma brincadeira. Segundo mestre Brasília, professor de capoeira há 26 anos, os escravos descobriram que podiam usar a dança como ataque e defesa.
Durante muito tempo, a capoeira foi vista como "coisa de malandro". A polícia tentava impedir as rodas para evitar brigas.
Segundo o pesquisador Waldeloir Rego, no século passado existia o esquadrão de cavalaria, que era a polícia montada. Para não serem presos, os capoeiristas criaram um toque chamado "cavalaria". Esse toque avisava aos jogadores e a quem estivesse assistindo a roda, que a polícia se aproximava.
Em 1890, a capoeira foi proibida por lei em todo o país. Em 1937, o secretário de educação da Bahia colocou a capoeira no currículo escolar de todo o Estado.

Fonte: Waldeloir Rego, autor de "Capoeira Angola - Ensaio Sócio-Etnográfico", da editora Itapuã.

Texto Anterior: VIRE BOMBEIRO E APRENDA A APAGAR INCÊNDIO
Próximo Texto: O CAPOERISTA É BATIZADO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.