São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha muda e intensifica o uso de cor

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha estréia na edição de hoje seu novo projeto gráfico, com um uso mais intenso da cor.
Em agosto, quando forem inauguradas duas novas rotativas no Centro Tecnológico Gráfico-Folha, as edições Nacional e São Paulo passarão a ter cor total.
Elaborada durante dois anos, a reforma gráfica é a mais profunda feita no jornal em seus 75 anos de existência. Ela muda do logotipo na Primeira Página à letra que você está lendo.
O emprego da cor em letras e os novos recursos gráficos visam tornar a leitura do jornal mais ágil e mais confortável.
O novo projeto gráfico, criado pela designer Eliane Stephan, prioriza a funcionalidade sem abrir mão do arrojo que já virou marca da Folha. A reforma organiza melhor os textos dispostos numa página e sublinha a hierarquia dos assuntos.
Para agilizar a leitura, Stephan adotou o recurso de colocar sobre todos os títulos uma palavra-chave com o tema da reportagem.
Chamado de "chapéu" no jargão jornalístico, ele permite ao leitor saber o que tem em uma página com uma rápida olhada.
Letras
A letra dos títulos e dos logotipos foi criada especialmente para a Folha pela empresa MetaDesign.
Com escritórios em Berlim e San Francisco, ela tem como clientes a Volkswagen e a Audi (na Alemanha) e a Apple Computer (EUA). É da MetaDesign o logotipo de Berlim após a queda do Muro.
A nova fonte chama-se Folha Serif e só a Folha pode usá-la na América do Sul.
Mudanças
A impressão do jornal no novo centro gráfico traz outras vantagens. A Ilustrada, que era concluída no início da tarde, será finalizada no começo da noite e ganhará em temperatura jornalística.
O noticiário internacional passa a ser editado no primeiro caderno, ganhando mais visibilidade.
Esporte deixa de ser caderno de segunda a sábado, mas circula separadamente aos domingos. Durante a semana, o caderno será fundido com Cotidiano.
Turismo, a partir de amanhã, passa a circular às segundas-feiras.
Todas as regiões do país recebem agora o noticiário sobre Imóveis, Empregos, Tudo e Veículos. Ele está sendo editado em conjunto no caderno Sua Vez.
O Guia de Preços de carros traz agora 4.820 cotações, tornando-se o mais completo entre os jornais do país.
Os testes de carros também foram aprimorados. Eles são feitos agora em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia (São Caetano, Grande São Paulo).
O Jornal de Resenhas, que era em formato tablóide e circulava mensalmente às 2ª feiras, passa a ser standard e será publicado, uma vez por mês, às 6ª feiras.

Texto Anterior: Estudantes fazem protesto
Próximo Texto: Obra terá no final 1.008 páginas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.