São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa se reúne no Rio para mudar regras

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um dos principais comitês da Fifa, órgão que controla o futebol mundial, se reúne no próximo sábado no Rio de Janeiro para votar mudanças nas regras do esporte e discutir outras possíveis alterações, algumas das quais já vigoram no Campeonato Paulista.
O International Board da Fifa, que regula as normas para a prática do futebol, deve aprovar em sua reunião anual as quatro mudanças nas regras que serão votadas.
A principal delas diz respeito à possibilidade de o juiz voltar atrás na chamada lei da vantagem.
Essa norma estabelece que, se um jogador sofrer uma falta, mas sua equipe permanecer com a bola, o juiz não precisa marcar a falta.
Acontece, porém, que às vezes a vantagem acaba não favorecendo o infrator. Nesses casos, o juiz poderia voltar atrás e dar a falta. Falta decidir só quanto tempo ele teria para recuar.
Outra medida importante é o aumento do banco de reservas, que passaria a contar com sete jogadores, e não mais cinco.
Isso deve favorecer os clubes grandes, que têm um elenco mais completo e mais alternativas para a alteração da equipe.
As três substituições já são permitidas em vários países, inclusive no Brasil.
Entre as propostas que serão apenas discutidas, estão a parada técnica no meio das duas etapas da partida e o uso de várias bolas reservas. Essas medidas já vigoram no Paulista.
O campeonato de futebol dos Estados Unidos, que deve estrear neste ano, pode ser autorizado a testar o aumento das traves.

Texto Anterior: Portuguesa pega Botafogo sob protesto de dirigentes
Próximo Texto: Órgão cede a mudanças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.