São Paulo, domingo, 3 de março de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Calendário mostra 90 feiras no país
ALINE SORDILI
Os números apresentados pelos organizadores de feiras do Brasil são assustadores. Áreas médias com quase 50 mil m². Expositores batendo a casa dos 5.000 ao ano. Toda essa infra-estrutura para receber em 1996 2,5 milhões de visitantes. Essa multidão -que reúne compradores e curiosos- garante a produção das empresas expositoras em até quatro meses depois do final do evento. A maioria das empresas organizadoras de eventos está no mercado há muitos anos. Há 18 anos, a Lemos Britto Congressos e Feiras realiza entre 15 e 20 eventos anualmente. Segundo Arthur de Lemos Britto, 57, na feira de Pequenas Máquinas, a produção chega ocupar as fábricas em até seis meses. "Na feira, o comprador vai atrás do empresário. Na feira especial para padarias, em São Paulo, recebemos 36 mil visitantes, sedo que o Brasil tem 50 mil padarias", comemora Lemos Britto. Para José Rafael Guagliardi, 53, diretor-superintendente da Alcântara Machado Feiras e Promoções, as feiras não movimentam apenas os produtores. Envolvem também, diz ele, o setor hoteleiro, o turismo, os bares e restaurantes. "As feiras são catalizadoras de mão-de-obra", afirma. As empresas organizadoras comercializam, normalmente, apenas a área física do evento. Eduardo Guazzelli, 40, diretor-superintendente da Guazzelli Associados, diz que sua empresa cobra entre R$ 100 e R$ 200 o m² por dia pela área do estande. Aos pequenos Para as pequenas empresas, a boa notícia é que elas -em alguns eventos- podem conseguir estandes subsidiados pelo Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo). Este ano, o Sebrae terá área reservada em 16 feiras. Nesses espaços, de 300 m² em média, o órgão subsidia estandes de 12 m² a 32 m², equipados com mesa, cadeiras, luz, carpete, tomada e energia. Célia Miguel, 47, gerente operacional do Sebrae-SP, salienta que a participação dos pequenos empresários em feira -com o subsídio do órgão- fica restrita a três vezes. Os estandes subsidiados pelo Sebrae custam, em média, R$ 135. Um dos maiores locais para a realização de feiras em São Paulo é o Expo Center Norte. Com a primeira parte inaugurada em novembro de 1993, o complexo conta hoje com cinco pavilhões que somam 47.770 m². Para este ano, informa Sérgio Medina Pasqualin, 45, diretor-comercial do Expo Center Norte, estão assinados 46 contratos. Como novidade, Pasqualin adianta que acontecerá em outubro a Food Ingredients, realizada em parceria com a empresa holandesa Miller Freeman -voltada para o setor de alimentação. LEIA MAIS sobre as feiras no calendário à pág. 6-14 Texto Anterior: Empresas fazem de tudo para manter cliente Próximo Texto: Como montar uma loja de roupas? Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |