São Paulo, segunda-feira, 4 de março de 1996 |
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Comprador leva aparelho pela marca
DANIELA FERNANDES
Essas são as conclusões de uma pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) feita entre seus associados. O objetivo foi o de definir o comportamento do consumidor ao adquirir um eletrodoméstico. Participaram da pesquisa cerca de 1.400 associados (o instituto tem 30 mil membros). O critério da marca na hora de comprar um fogão também ficou em primeiro lugar, mas o preço ocupou a segunda posição. A maioria dos consumidores entrevistados revelou, no entanto, que se o preço da marca preferida for caro, acaba optando por outro produto mais acessível. Os critérios mudam de acordo com o eletrodoméstico. Em relação aos microondas, o fator mais importante, segundo a pesquisa, é o preço. Embora o consumidor tenha a idéia da marca que pretende adquirir, na prática isso não faz tanta diferença, já que para ele a qualidade de alguns produtos é semelhante. "Quando comprei meu fogão, cismei com a marca. Eu queria um fogão daquela marca. Foi o mesmo com a máquina de lavar roupa. Quis o modelo mais tradicional, mas fiz questão da marca", afirma Olana Maria Xavier Souza, 37, dentista. Ela diz que o mercado hoje oferece um número maior de opções e também acha que o preço influencia no momento da compra. "O preço das geladeiras é muito caro. Embora eu pense em uma marca, o que me faria decidir na hora da compra é o preço". Ela diz que comprou o microondas e a máquina de lavar louça levando em conta o preço. "É tudo mais ou menos igual". A pesquisa mostra ainda que no caso de eletrodomésticos adquiridos em função da marca, a variedade de fabricantes é mínima. O percentual das duas marcas mais citadas varia de 63% a 85% para os produtos escolhidos segundo esse critério. O Idec solicitou ainda que fossem dadas notas aos aparelhos. As médias por marca foram próximas. A maior diferença (1,2) foi constatada em relação às lava-louças. A Brastemp teve nota 7,8 e a da Semer (mesmo fabricante) 6,6. O eletrodoméstico de melhor pontuação foi o freezer (média 8,6) e o pior (7,4) foi o lava-louças (leia quadro nesta página). Se ocorre algum problema, o consumidor leva o produto à autorizada pelo fabricante, embora também aposte na eficácia de um serviço não credenciado. Os acidentes causados pelos aparelhos não chega a 1%, para a maioria dos eletrodomésticos. Texto Anterior: LIVROS JURÍDICOS Próximo Texto: Autorizada é a preferida Índice |
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